Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/1877
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Estudos Pedagógicos |
Título(s) alternativo(s): | A contação de história e o desenvolvimento da aprendizagem |
Autor(es): | FONSECA, Amanda Suehet da ALMEIDA, Camila do Carmo de GALETTI, Carollina Scharinger ABRÃO, Denize Helena da Silva MARAN, Samantha de Cássia Paiva |
Resumo: | Ao longo deste projeto serão apresentadas questões que envolvem a prática da contação de histórias e a sua utilização com crianças no contexto da alfabetização para o favorecimento do desenvolvimento da aprendizagem infantil. Desta forma, sabe-se que antigamente a contação de histórias nas escolas eram utilizadas como forma de distração e atualmente vem sendo utilizada como uma prática pedagógica. Estamos vivendo um período em que a tecnologia está mais acessível às crianças e os livros estão sendo deixado de lado, tornando então, um desafio para o educador fazer com que as crianças tomem gosto pela leitura. Contar histórias desperta na criança o lado lúdico, uma característica muito importante para seu desenvolvimento. Sendo também importante para a formação de qualquer criança, pois faz criar o imaginário infantil, enriquece seu vocabulário, estimula o intelecto, cria novas ideias, sente variadas emoções, desenvolvendo então todo o potencial da criança, levando-a a duvidar, questionar e pensar. É interessante também que ao final as crianças tenham um espaço para falar da história, dos seus personagens favoritos, desenhá-los, ou até mesmo recontar a história para demarcar as partes mais importantes que intrigaram ou que lhe tocaram. |
Abstract: | Throughout this project, questions involving the practice of storytelling and its use with children in the context of literacy will be presented in order to favor the development of children's learning. Thus, it is known that in the past, storytelling in schools was used as a form of distraction and is currently being used as a pedagogical practice. We are living in a period in which technology is more accessible to children and books are being left out, making it a challenge for the educator to make children enjoy reading. Storytelling awakens the playful side of children, a very important characteristic for their development. It is also important for the education of any child, as it creates the child's imagination, enriches their vocabulary, stimulates the intellect, creates new ideas, feels varied emotions, developing then the child's full potential, leading him to doubt, question and think . It is also interesting that at the end the children have a space to talk about the story, their favorite characters, draw them, or even retell the story to outline the most important parts that intrigued or touched him. |
Palavras-chave: | Pedagogia Oficina de formação Professor leitor Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem Contador de história |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | Biblioteca |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/1877 |
Data do documento: | 30-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 1º Trimestre 2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Módulo 1 - A contação de história e o desenvolvimento da aprendizagem.pdf | 969,93 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.