Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/1878
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Estudos Pedagógicos |
Título(s) alternativo(s): | A contação de história e o desenvolvimento da aprendizagem |
Autor(es): | CAMPOS, Beatriz Xavier Bovetto de LOPES, Joelma Aparecida Batista BRITO, Maria Eduarda Manoel de OLIVEIRA, Tamara Manoela Schiavo |
Resumo: | Vivemos um período em que a mídia e as tecnologias estão cada vez mais acessíveis às crianças; as informações chegam pelos meios de comunicação ampliando os horizontes e os conhecimentos. Os livros estão sendo deixados de lado, as histórias estão sendo esquecidas, o que torna um desafio para o educador fazer com que as crianças em idade escolar tomem gosto pela leitura A contação de história nas escolas era uma forma de distrair as crianças e hoje vem ressurgindo a figura do contador de histórias. De acordo com vários estudiosos, a contação de histórias é um precioso auxílio à prática pedagógica de professores na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura e contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo. |
Abstract: | We live in a period in which the media and technologies are increasingly accessible to children; information arrives through the media, expanding horizons and knowledge. Books are being left out, stories are being forgotten, which makes it a challenge for the educator to make school children take pleasure in reading Storytelling in schools was a way of distracting children and today it comes resurrecting the figure of the storyteller. According to several scholars, storytelling is a valuable aid to the pedagogical practice of teachers in Early Childhood Education and in the early years of Elementary Education, instigates imagination, creativity, orality, encourages a taste for reading and contributes to the formation of child's personality involving the social and the affective. |
Palavras-chave: | Pedagogia Oficina de formação Professor leitor Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem Contador de história |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | Biblioteca |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/1878 |
Data do documento: | 30-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 1º Trimestre 2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
módulo 1 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM.pdf | 437,34 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.