Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/1881
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Estudos Pedagógicos |
Título(s) alternativo(s): | Desenvolvimento infantil por meio da percepção do mundo: a arte como representação imaginária da cultura |
Autor(es): | MARTINS, Andresa dos Santos Vaz PEREIRA, Maria Olímpia de Oliveira |
Resumo: | Este projeto visa obter créditos para as unidades de ensino, Fundamentos da Educação Infantil e Tendências Atuais do Ensino de Artes, Corpo e Movimento. Para tanto criou-se uma situação problema hipotética como base para uma proposta de intervenção pedagógica afim de promover o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Para estimular o interesse artístico, como instrumento indispensável no processo de construção intelectual e humana, este trabalho pretende demonstrar que a arte é de extrema importância na formação da criança, pois engloba desde o desenvolvimento dos seus processos de pensamentos ao desenvolvimento perceptual e emocional, despertando sua conscientização social e suas aptidões criadoras. Pois é através das mídias, das danças, teatro, jogos dramáticos, pinturas, desenhos, música e leitura que a criança manifesta a arte em seu cotidiano. Segundo um dos principais fundamentadores teóricos da área: "Se consideramos que a criação consiste, em seu verdadeiro sentido psicológico, em fazer algo novo, é fácil chegar à conclusão de que todos podemos criar em maior ou menor grau e que a criação é acompanhante normal e permanente do desenvolvimento infantil." (Vygotsky, 1982:46) |
Abstract: | This project aims to obtain credits for the teaching units, Fundamentals of Early Childhood Education and Current Trends in Teaching Arts, Body and Movement. To this end, a hypothetical problem situation was created as the basis for a proposal for pedagogical intervention in order to promote the development of meaningful learning. To stimulate artistic interest, as an indispensable instrument in the process of intellectual and human construction, this work aims to demonstrate that art is extremely important in the education of children, since it encompasses from the development of their thought processes to perceptual and emotional development, awakening their social awareness and their creative skills. Because it is through the media, dances, theater, dramatic games, paintings, drawings, music and reading that children manifest art in their daily lives. According to one of the main theoretical founders of the area: "If we consider that creation consists, in its true psychological sense, of doing something new, it is easy to come to the conclusion that we can all create to a greater or lesser degree and that creation is a normal companion. and permanent development of children. " (Vygotsky, 1982: 46) |
Palavras-chave: | Pedagogia Fundamentos da educação Educação Ensino de artes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | Biblioteca |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/1881 |
Data do documento: | 30-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 1º Trimestre 2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÓDULO 5 - Desenvolvimento infantil por meio da percepção do mundo - a arte como representação imaginária da cultura.pdf | 343,68 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.