Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/1882
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Estudos Pedagógicos |
Título(s) alternativo(s): | Desenvolvimento infantil por meio da percepção do mundo: a arte como representação imaginária da cultura |
Autor(es): | STROBEL A., Karina NAVAS, Márcia Maria Borges Duzi BOVO, Vanessa |
Resumo: | Atualmente, um dos grandes desafios da Educação de Artes no ambiente escolar consiste em cumprir as exigências didático-pedagógicas nas instituições de ensino. Nessa perspectiva, Salvador (2007) afirma que as: [...] estratégias metodológicas regularmente apontam para o imobilismo, para a construção do conhecimento priorizado no aspecto cognitivo, pouco atento às expressões corporais e os movimentos construídos pelos alunos, que traduzem um conjunto acumulado de conhecimento, cultura, política e história (p. 246). Desse modo, questiona-se: seria possível realizar práticas pedagógicas nas aulas de Artes de modo a proporcionar uma vivência significativa para uma educação para a vida? Perante a essa problemática consideramos que as habilidades socioemocionais apresentam-se como uma provável alternativa para o planejamento de atividades diversificadas e potencialmente relevantes, utilizando diversos ambiente escolares. Corroborando nesse sentido, a abordagem Reggio Emilia apresenta esse enfoque, em que já na educação infantil as crianças podem comunicar suas ideias, sentimentos, observações por meio da representação visual (EDWARDS, FORMAN E GANDINI, 1999, p. 43). |
Abstract: | Currently, one of the great challenges of Arts Education in the school environment is to fulfill the didactic-pedagogical requirements in educational institutions. In this perspective, Salvador (2007) states that: [...] methodological strategies regularly point to immobility, to the construction of knowledge prioritized in the cognitive aspect, with little attention to body expressions and the movements constructed by students, which translate a set accumulated knowledge, culture, politics and history (p. 246). Thus, the question arises: would it be possible to carry out pedagogical practices in Arts classes in order to provide a meaningful experience for an education for life? In view of this problem, we consider that socio-emotional skills are a likely alternative for planning diverse and potentially relevant activities, using different school environments. Corroborating in this sense, the Reggio Emilia approach presents this approach, in which, in early childhood education, children can communicate their ideas, feelings, observations through visual representation (EDWARDS, FORMAN AND GANDINI, 1999, p. 43). |
Palavras-chave: | Pedagogia Fundamentos da educação Educação Ensino de artes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | Biblioteca |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/1882 |
Data do documento: | 30-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 1º Trimestre 2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÓDULO 5 - Desenvolvimento infantil por meio da percepção do mundo- a arte como representação imaginária da cultura.pdf | 338,55 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.