Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/3205
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: ESTRATÉGIA EM LOGÍSTICA: <HBA Hutchinson Brazil Automotive Ltda.>
Título(s) alternativo(s): ESTRATÉGIA EM LOGÍSTICA: <HBA Hutchinson Brazil Automotive Ltda.>
Autor(es): FORTINE, Gilmar Donizete,
GANDOLFO, Rafael da Costa,
SANTOS, André Antônio dos ,
ELAINA CRISTINA PAINA VENÂNCIO, Elaina Cristina Paina,
MARCONDES, Renata Elizabeth de Alencar,
Resumo: O atual ambiente empresarial brasileiro vem passando por uma série de transformações políticas, econômicas, e sociais que, conjugadas, têm produzido um forte aumento da competitividade. Além disso, o processo de globalização que nos últimos anos aportou em nosso território também tem obrigado as empresas brasileiras a buscarem alternativas que lhes permitam conquistar vantagens competitivas sustentadas. Até 1990, as empresas brasileiras não demonstravam uma maior preocupação com a questão da competitividade. Acomodadas com a falta de competição, as empresas davam pouca atenção à questão de qualidade e produtividade. A partir de 1990, algumas empresas começaram a encarar os problemas da competitividade de frente, investindo na modernização dos processos e na melhoria da qualidade dos produtos para suprir o atraso de muitos anos de estagnação. Para responder a esses novos desafios, as companhias passaram a investir no lançamento de novos produtos e no aumento do conteúdo de serviços, com o objetivo de aumentar a satisfação dos clientes. Essas novas diretrizes geraram a necessidade de maior flexibilidade por parte das empresas, flexibilidade esta que deveria ser alcançada sem o sacrifício da busca contínua por redução de custos. Neste contexto, a logística aparece como uma ferramenta fundamental ao contribuir para o aumento da flexibilidade, melhoria dos serviços e redução de custos, fatores imprescindíveis para qualquer empresa competir no cenário atual.
Abstract: The current Brazilian business environment has been going through a series of political, economic, and social transformations that, combined, have produced a strong increase in competitiveness. Furthermore, the process of globalization that in recent years has arrived in our territory has also forced Brazilian companies to seek alternatives that allow them to gain sustained competitive advantages. Until 1990, Brazilian companies did not show a greater concern with the competitiveness issue. Accommodating the lack of competition, companies they paid little attention to the issue of quality and productivity. From 1990 onwards, some companies began to face the problems of competitiveness head-on, investing in the modernization of processes and in the improvement of the quality of the products to supply the delay of many years of stagnation. To respond to these new challenges, the companies began to invest in the launch of new products and in the increase of service content, with the aim of increasing customer satisfaction. These new guidelines generated the need for greater flexibility on the part of companies, flexibility that should be achieved without the sacrifice of the continuous search for cost reduction. In this context, logistics appears as a tool fundamental in helping to increase flexibility, improve services and cost reduction, essential factors for any company to compete in the scenario current.
Palavras-chave: Estratégia em logística
Logística
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIFEOB
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/3205
Data do documento: 1-Set-2021
Aparece nas coleções:Logística 3º Trimestre 2021-3

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6- PI LOG - GESTÃO LOGÍSTICA 3º_TRIM_2021_006 (1).pdf999,24 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.