Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/3435
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, Heloá Karolayne Noronha | - |
dc.creator | FERREIRA, Brenda Leticia Noronha | - |
dc.creator | FERMINO, Quênoli Gomes | - |
dc.creator | MEDICI, Fatima A. | - |
dc.creator | JACOMINI, Mariângela L. | - |
dc.creator | SANTOS, Sérgio Ricardo dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T19:30:09Z | - |
dc.date.available | 2022-07-19 | - |
dc.date.available | 2022-07-19T19:30:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/handle/prefix/3435 | - |
dc.description.abstract | In Brazil, about 41% of children up to 6 years of age were out of classes during the pandemic, according to a Unicef study, this implies approximately 5.1 million students without access to education. This is one of the age groups most affected by changes in schooling. Taking into account all the consequences of withdrawal in the classroom, what remains for educators is to look for measures that are not palliative, shallow. Definitive actions must be built with the students, helping them to find themselves again as protagonists of their stories. As in any construction, the foundation must be firm and lasting, and this foundation is created in the early years, when social life outside the family nucleus begins, that is, it is an important moment for the individual to learn to relate and live in society, developing fundamental skills for human formation, in addition to cognitive and motor skills. There are numerous teaching methodologies and one of the most important in early childhood education is the practice of reading, which helps the student to know new worlds, perspectives, discover new tastes and aptitudes. And this practice must be an activity carried out with lightness and love, inside and outside the classrooms. | pt_BR |
dc.description.resumo | No Brasil cerca de 41% das crianças de até 6 anos de idade ficaram fora das aulas durante a pandemia, aponta estudo da Unicef, isso implica em aproximadamente 5,1 milhões de estudantes sem acesso á educação. Sendo está uma das faixas etárias mais prejudicadas com as mudanças na escolarização. Levando em conta todas as consequências do afastamento em sala de aula, o que resta aos educadores é procurar medidas que não sejam paliativas, rasas. Ações definitivas devem ser construídas junto aos alunos, ajudando-os novamente a se encontrarem como protagonistas de suas histórias. Assim como em toda construção o alicerce deve ser firme e duradouro, e esse alicerce se cria nos anos iniciais, onde começa o convívio social fora do núcleo familiar, ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras. Existem inúmeras metodologias de ensino e uma das mais importantes na educação infantil é a pratica a leitura, que auxilia o aluno a conhecer novos mundos, perspectivas, descobrem novos gostos e aptidões. E esta prática deve ser uma atividade levada com leveza e amor, dentro e fora das salas de aulas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca UNIFEOB (biblioteca@unifeob.edu.br) on 2022-07-19T19:30:09Z No. of bitstreams: 1 GRUPO 2 FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS_LEITURA E PRÁTICA.pdf: 176313 bytes, checksum: d65f766f71ad8ee8cc838bd8bd438809 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-19T19:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRUPO 2 FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS_LEITURA E PRÁTICA.pdf: 176313 bytes, checksum: d65f766f71ad8ee8cc838bd8bd438809 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Fundação de Ensino Octávio Bastos | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFEOB | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Projetos Integrados (PI) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação educativa | pt_BR |
dc.subject | Prática: fundamento pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura: produção de texto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem: compreensão | pt_BR |
dc.subject | Atividade humana | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Fundamentos Pedagógicos: leitura e prática compreendendo a linguagem como atividade humana | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 1º Semestre 2022 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRUPO 2 FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS_LEITURA E PRÁTICA.pdf | 172,18 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.