Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/3658
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Enriquecimento nutricional na merenda escolar |
Autor(es): | FERREIRA, Ana Caroline SILVA, Beatriz Oliveira da OLIVEIRA, Larissa Cristina de PALERMO, Mayara dos Santos NOVELLO, Thiago de Andrade RUGA, Glaucia M. Navarro de Abreu |
Resumo: | Bons hábitos alimentares na infância é essencial para o desenvolvimento até a fase adulta. Quando criança o metabolismo é mais rápido causado pelo crescimento, uma alimentação saudável nessa fase tem a capacidade de prevenir o desenvolvimento de doenças no futuro, além de oferecer os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento delas. Diante da carência encontrada nas crianças que muitas vezes possuem na escola sua principal refeição, e nela suprir todas as recomendações diárias nessa faixa etária foi desenvolvido o Programa Nacional de Alimentação Escola (PNAE). Esse programa possui como principais objetivos a contribuição para o crescimento, desenvolvimento e aprendizagem escolar. Nesse artigo o objetivo é o enriquecimento nutricional de um cardápio já pré- estabelecido, foram adicionados alimentos e ingredientes que irão trazer mais benefícios a saúde dessas crianças. Para uma melhor aceitação das crianças foi produzido um vídeo educativo que tem como objetivo demonstrar como é feito o preparo desse cardápio (faixa etária de 7 e 8 anos) e um teatro lúdico em que foi apresentado a importância do consumo dos alimentos para a saúde (faixa etária de 2 e 3 anos). Após o vídeo foi possível observar um grande interesse e curiosidade das crianças em experimentar o prato e as frutas, as cores atrativas e a preparação em conjunto foram os fatores que mais influenciaram nessa percepção, as frutas escolhidas apesar de serem cítricas (possuir menos açúcar) também foram aceitas com facilidade pelas crianças após o teatro. |
Abstract: | Good eating habits in childhood is essential for development into adulthood. As a child, metabolism is faster caused by growth, a healthy diet at this stage has the ability to prevent the development of diseases in the future, in addition to offering the nutrients necessary for their growth and development. Faced with the lack found in children who often have their main meal at school, and in it to supply all the daily recommendations in this age group, the National School Feeding Program (PNAE) was developed. This program's main objectives are to contribute to school growth, development and learning. In this article, the objective is the nutritional enrichment of a pre-established menu, foods and ingredients were added that will bring more benefits to the health of these children. For a better acceptance of children, an educational video was produced that aims to demonstrate how the preparation of this menu is done (age group of 7 and 8 years) and a playful theater in which the importance of food consumption for health was presented ( age group of 2 and 3 years). After the video, it was possible to observe a great interest and curiosity of the children in trying the dish and the fruits, the attractive colors and the preparation together were the factors that most influenced this perception, the fruits chosen despite being citrus (having less sugar) they were also easily accepted by the children after the theater. |
Palavras-chave: | Nutrição Hábitos alimentares: criança - desenvolvimento Enriquecimento nutricional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/3658 |
Data do documento: | 30-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Nutrição - 2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENRIQUECIMENTO NUTRICIONAL NA MERENDA ESCOLAR.pdf | 499,75 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.