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http://localhost:8080/handle/prefix/3662
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Merenda Escolar: Aperfeiçoamento e Interatividade |
Autor(es): | OLIVEIRA, Larissa de Cássia Moraes SALIM, Leticia Maria PARIZI, Marcela Moraes DIAS, Nattalia Borges RUGA, Glaucia M. Navarro de Abreu |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo o estudo da merenda escolar garantida pelo PNAE, como ela se constitui e em quais pontos é possível melhorá-la, adicionando ingredientes e/ou modificando aqueles que nela já existem. O cardápio que constitui o objeto de estudo era inicialmente composto de arroz, feijão, pernil com batatas, couve refogada e uma fruta. Adicionou-se cenoura ralada ao arroz, de forma a enriquecê-lo nutricionalmente e deixá-lo mais colorido e atrativo, além de uma salada fria de tomate com cenoura também ralada, proporcionando frescor e crocância ao prato. O trabalho também objetiva elaborar um meio de introduzir uma ação de Educação Alimentar e Nutricional, por meio de determinada atividade a ser realizada com os escolares, atividade esta que apresenta a eles a merenda aperfeiçoada e também informa sobre as propriedades nutricionais do cardápio, além de quais os motivos pelos quais é importante consumi-lo. Dessa forma, chegou-se ao jogo denominado “Quem Sou Eu? Dos alimentos”, por meio do qual os alunos e o professor têm a oportunidade de identificar os alimentos, aprender mais a fundo sobre cada um deles e interagir entre si, discutindo qual escolha melhor se encaixa às propriedades nutricionais sugeridas pelas etapas da brincadeira. Em suma, o aperfeiçoamento de um determinado cardápio da merenda escolar de São João da Boa Vista e também um método lúdico de apresentar às crianças o novo prato constituem os pilares do artigo a seguir apresentado. |
Abstract: | The present work aims to study the school meals guaranteed by the PNAE, how it is constituted and at which points it can be improved, adding ingredients and / or modifying those that already exist in it. The menu that constitutes the object of study was initially composed of rice, beans, ham with potatoes, braised cabbage and a fruit. Grated carrots were added to the rice in order to enrich it nutritionally and make it more colorful and attractive, in addition to a cold tomato salad with grated carrots, providing freshness and crispness to the dish. The work also aims to elaborate a way of introducing an action of Food and Nutrition Education, through a certain activity to be performed with the students, which presents to them the improved meal and also informs about the nutritional properties of the menu, besides the reasons why it is important to consume it. Thus, we came to the game called “Who Am I? Food ”, through which students and teachers have the opportunity to identify foods, learn more about them, and interact with each other, discussing which choice best fits the nutritional properties suggested by the stages of the game. In short, the improvement of a certain menu of the school lunch of São João da Boa Vista and also a playful method of presenting the new dish to children are the pillars of the following article. |
Palavras-chave: | Nutrição Merenda escolar: alimentação Cardápio: aperfeiçoamento Ludicidade:jogos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/3662 |
Data do documento: | 30-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Nutrição - 2019 |
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Merenda Escolar Aperfeiçoamento e Interatividade.pdf | 505,24 kB | Visualizar/Abrir |
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