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http://localhost:8080/handle/prefix/3663
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Nutrição escolar: aprimoramento e equilíbrio |
Autor(es): | DINIZ, Brenda Mayara de F. CONTE, Kelly C. DANTAS, Lilian C. ALIPIO, Marcela R. GABELOTO, Maria Fernanda B. SANTOS, Reginaldo A. dos RUGA, Glaucia M. Navarro de Abreu |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a merenda escolar de escolas públicas e propor uma melhoria nesses cardápios, visto que é o local onde a maior parte da população passam numerosos anos da sua vida, contendo assim uma alimentação adequada, visando aumentar o valor nutricional da refeição. Ressaltando que algumas escolas são beneficiadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fazendo com que a alimentação escolar seja um direito que o Estado deve assegurar. Para realizar as modificações, foram analisadas as condições da merenda nas escolas e, posteriormente, efetuadas adaptações com os alimentos já disponibilizados pelo governo, averiguando todos os aspectos nutricionais, como: quantidade de carboidratos, lipídeos, proteínas, fibras e demais componentes, sendo algumas das alterações realizadas: o incremento da casca do chuchu e do talo dos brócolis, substituição do óleo pela banha, adição de temperos que proporcionam benefícios na saúde do ser humano, entre outros. Por ter relação com crianças, foi elaborado um prato colorido e chamativo, para que despertassem nelas, interesse pelos alimentos, visando aumentar o consumo de comidas ricas nutricionalmente. Desse modo, levando aprendizado de como consumir alimentos mais saudáveis, potencializando e refletindo em toda a vida do indivíduo, acarretando também em uma melhora na saúde de todos que passam pelo ambiente escolar. |
Abstract: | The study has the intended to analyze the school meals of public schools and to propose an improvement in these menu, since it is a place where most of the population spends many years of their life, expecting so a nutritional meal, looking for a health improvement. Note that some schools are benefit from a National Program (PNAE), as guarantee that every school has the right and the state must assure it. A study and analyze has done on the menu, to subsequently, made the adjustments with foods available by the government, checking all nutritional aspects, such as: carbohydrates, lipids, proteins, fibers and other components, being some of the alterations made: the increase of chayote bark and broccoli count, substitution of a health oil, addition of spices that provide benefits to human health, among others. As dealing with kids, a colorful and flashy dish was prepared to increase the intake of foods rich in nutrition. Like that, the study has showed how improve the consume of meal and snacks, reflecting on the individual's life, also detecting an improvement in the health of all who pass through the school environment. |
Palavras-chave: | Nutrição Alimentação escolar Merenda: aproveitamento integral Nutrição: saúde |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/3663 |
Data do documento: | 30-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Nutrição - 2019 |
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