Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/3671
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Educação Especial e Inclusão |
Autor(es): | TAVARES, Gizeli Alves LOPES, Joelma Aparecida Batista FINAZZI, Natacha Domingues OLIVEIRA, Tamara Manoela Schiavo PACOBELLO, Levínia R.N. JACOMINI, Mariângela L. |
Resumo: | No decorrer de todos os momentos históricos, da civilização mais arcaica até bem recentemente, há registros de condutas excludentes e exterminadoras de pessoas com deficiência. Esses indivíduos foram eliminados por meio de assassinatos, abandonados sem qualquer cuidado, encarcerados e expostos a experimentos e pesquisas desumanas — como visto em relatos da Segunda Guerra Mundial (LORENTZ, 2006). Reconhecer toda conquista histórica, valorizar todos os estudos e pesquisas relacionadas a esse público é dever de quem escolheu ser professor. A educação tem-se transformado ao longo dos tempos na busca oferecer acesso a todos, promover desenvolvimento integral para os alunos em suas várias etapas de aprendizado, com isso traz consigo vários desafios, um deles é a inclusão das pessoas com deficiência, onde a educação busca um ensino de igualdade e oportunidade para todos. Será abordado no desenvolvimento algumas das dificuldades tanto dos docentes quanto dos alunos em engajar essa nova etapa nas escolas tradicionais, quais as ferramentas podem ser usadas para atingir esse propósito, quais os projetos a serem adotados para um ensino inclusivo sólido. Inclusive será mencionado também, as leis que protegem, dão direitos e norteiam como deve ser promovido o ensino a esses alunos. |
Abstract: | In the course of all historical moments, from the most archaic civilization until very recently, there are records of excluding and exterminating behaviors of people with disabilities. These individuals were eliminated through murder, abandoned without any care, incarcerated and exposed to inhumane experiments and research – as seen in accounts of the Second World War (LORENTZ, 2006). Recognizing every historical achievement, valuing all studies and research related to this audience is the duty of those who chose to be a teacher. Education has been transformed over time in the search to offer access to all, to promote integral development for students in their various stages of learning, which brings with it several challenges, one of which is the inclusion of people with disabilities, where education seeks an education of equality and opportunity for all. It will be addressed in the development some of the difficulties of both teachers and students in engaging this new stage in traditional schools, which tools can be used to achieve this purpose, which projects should be adopted for a solid inclusive education. It will also be mentioned, the laws that protect, give rights and guide how education should be promoted to these students. |
Palavras-chave: | Pedagogia Libras: Língua Brasileira de Sinais Educação Especial: fundamentos Práticas inclusivas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/3671 |
Data do documento: | 30-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 1º Semestre 2022 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRUPO 10 - MÓDULO ORGANIZAÇÃO GESTÃO DE SISTEMAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO.docx (5).pdf | 156,14 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.