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http://localhost:8080/handle/prefix/3682
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | A Psicoeducação dos cuidadores de crianças com TEA no pós COVID -19 |
Autor(es): | CELESTINO, Nancy Marcondes LIMA, Tifany Camily Estevam de GUIDORIZZI, Tainara Oliveira SILVA, Nataly Fernanda da MARTINS, Franciele Fiuza |
Resumo: | Durante a pandemia que ocorreu no ano de 2019 devido a Covid-19, transmitida pelo coronavírus SARS-CoV-2, o mundo todo presenciou transformações drásticas em suas vidas, tanto socialmente, devido ao isolamento, quanto psicologicamente, causando um aumento de sintomatologias como depressão e ansiedade. Crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), uma síndrome comportamental com atraso significativo do desenvolvimento social, da comunicação/linguagem e da cognição e inabilidade em estabelecer relações interpessoais, foram particularmente afetadas devido ao isolamento, apresentando uma regressão nos avanços feitos no período pré- pandêmico. Isso posto, este artigo nos aponta que tornou-se necessário uma psicoeducação dos cuidadores dessas crianças para que voltassem ao menos para o status quo. Para que fosse concretizado esse objetivo, foi feito uma revisão bibliográfica sistemática sobre a psicoeducação dos cuidadores de crianças com TEA no pós Covid-19 em redes sociais, a saber, no instagram, para que fosse melhorada a qualidade de vida desses, das crianças e da sociedade como um todo. Foi utilizado para essa psicoeducação o modelo biopsicossocial de Bronfenbrenner, que proporcionou, assim, condições de melhoras comportamentais, emocionais e sociais para todos os envolvidos, fornecendo um modo de manejo acurado para que fossem retomados os avanços anteriores das crianças com TEA que tiveram prejuízos na pós pandemia. |
Abstract: | During the pandemic that occurred in the year 2019 due to Covid-19, transmitted by the SARS-CoV-2 coronavirus, the whole world has witnessed drastic changes in their lives, both socially, due to isolation, and psychologically, causing an increase in symptoms such as depression and anxiety. Children with ASD (Autism Spectrum Disorder), a behavioral syndrome with significant delay in social development, communication/language and cognition and inability to establish interpersonal relationships, were particularly affected due to isolation, showing a regression in the advances made in the pre-period. - pandemic. That said, this article points out that psychoeducation of the caregivers of these children has become necessary so that they can at least return to the status quo. In order to achieve this objective, a systematic literature review was carried out on the psychoeducation of caregivers of children with ASD after Covid-19 in social networks. social media, namely on instagram, so that the quality of life of these people, children and society as a whole could be improved. Bronfenbrenner's biopsychosocial model was used for this psychoeducation, which thus provided conditions for behavioral, emotional and social improvements for all involved, providing an accurate management method so that the previous advances of children with ASD who had impairments in post pandemic. |
Palavras-chave: | Psicologia Transtorno do Espectro Autista: TEA Autismo Criança COVID - 19 Cuidadores Psicoeducação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/3682 |
Data do documento: | 30-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Projetos Integrados (PI´s) - Psicologia 2022.1 |
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