Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/3693
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Prevenção, intervenção e promoção frente às dificuldades de adaptação dos estudantes universitários
Autor(es): VIGO, Gabriel Pimentel
BARBOSA, Isabella Venceslau
FRADIQUE, Julia da Costa
BRIZIGHELLO, Juliana Maria Paganini
FLAUSINO, Pedro Paulo Meloni
SACHETTO, Renan Nicolini
ABREU, Victor Ziani
BENTO, Patricia de Oliveira
CABRAL, Camila da Silva
OLIVEIRA, Danilo Ciconi
ELIAS, Renata
BETTI, Mariana Ricci
Resumo: Devido ao alto grau de estresse envolvido no ambiente acadêmico, transtornos mentais comuns (TMC) e Burnout Acadêmico estão cada vez mais comuns na população acadêmica, apresentando-se como agravantes na conclusão da graduação. Estão associados com a diminuição da qualidade de vida, problemas de relacionamento e sofrimento psíquico. Estudos que investigam prevalência de TMC são normalmente voltados ao âmbito ocupacional, acadêmico e da saúde. A pesquisa, realizada pelo curso de Psicologia, feita com foco nos estudantes de Fisioterapia apontam que entre 27,8% e 44,4% de suas amostras apresentam algum tipo de estresse mental, depressão ou ansiedade. O objetivo do presente estudo é identificar essas questões, por meio da escala DASS-21, entre os estudantes de Fisioterapia do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos. Trata-se de uma pesquisa realizada de abril a junho de 2022, com 17 alunos do primeiro e quinto módulo do curso de Fisioterapia.
Abstract: Due to the high degree of stress involved in the academic environment, common mental disorders (CMD) and Academic Burnout are increasingly common in the academic population, presenting themselves as an aggravating factor in graduation completion. They are associated with decreased quality of life, relationship problems and psychological distress. Studies that investigate the prevalence of CMD are usually focused on the occupational, academic and health fields. The survey, carried out by the Psychology course, focused on Physiotherapy students, indicates that between 27.8% and 44.4% of their samples present some type of mental stress, depression or anxiety. The aim of the present study is to identify these issues, using the DASS-21 scale, among Physiotherapy students at the Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos. This is a survey carried out from April to June 2022, with 17 students from the first and fifth module of the Physiotherapy course.
Palavras-chave: Psicologia
Saúde mental: universitários
Psicopatologias
Burnout
Ansiedade
Depressão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino Octávio Bastos
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/3693
Data do documento: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Projetos Integrados (PI´s) - Psicologia 2022.1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRUPO 5.pdf170,57 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.