Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/3693
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Prevenção, intervenção e promoção frente às dificuldades de adaptação dos estudantes universitários |
Autor(es): | VIGO, Gabriel Pimentel BARBOSA, Isabella Venceslau FRADIQUE, Julia da Costa BRIZIGHELLO, Juliana Maria Paganini FLAUSINO, Pedro Paulo Meloni SACHETTO, Renan Nicolini ABREU, Victor Ziani BENTO, Patricia de Oliveira CABRAL, Camila da Silva OLIVEIRA, Danilo Ciconi ELIAS, Renata BETTI, Mariana Ricci |
Resumo: | Devido ao alto grau de estresse envolvido no ambiente acadêmico, transtornos mentais comuns (TMC) e Burnout Acadêmico estão cada vez mais comuns na população acadêmica, apresentando-se como agravantes na conclusão da graduação. Estão associados com a diminuição da qualidade de vida, problemas de relacionamento e sofrimento psíquico. Estudos que investigam prevalência de TMC são normalmente voltados ao âmbito ocupacional, acadêmico e da saúde. A pesquisa, realizada pelo curso de Psicologia, feita com foco nos estudantes de Fisioterapia apontam que entre 27,8% e 44,4% de suas amostras apresentam algum tipo de estresse mental, depressão ou ansiedade. O objetivo do presente estudo é identificar essas questões, por meio da escala DASS-21, entre os estudantes de Fisioterapia do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos. Trata-se de uma pesquisa realizada de abril a junho de 2022, com 17 alunos do primeiro e quinto módulo do curso de Fisioterapia. |
Abstract: | Due to the high degree of stress involved in the academic environment, common mental disorders (CMD) and Academic Burnout are increasingly common in the academic population, presenting themselves as an aggravating factor in graduation completion. They are associated with decreased quality of life, relationship problems and psychological distress. Studies that investigate the prevalence of CMD are usually focused on the occupational, academic and health fields. The survey, carried out by the Psychology course, focused on Physiotherapy students, indicates that between 27.8% and 44.4% of their samples present some type of mental stress, depression or anxiety. The aim of the present study is to identify these issues, using the DASS-21 scale, among Physiotherapy students at the Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos. This is a survey carried out from April to June 2022, with 17 students from the first and fifth module of the Physiotherapy course. |
Palavras-chave: | Psicologia Saúde mental: universitários Psicopatologias Burnout Ansiedade Depressão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/3693 |
Data do documento: | 30-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Projetos Integrados (PI´s) - Psicologia 2022.1 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRUPO 5.pdf | 170,57 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.