Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/4557
Tipo: Outro
Título: CONSULTORIA AGRONÔMICA DA PROPRIEDADE F.S.V. EM ÁGUAS DA PRATA-SP /BRASIL
Autor(es): PEREIRA, ANA BEATRIZ
MORA, LUIZ ESTEVÃO BELLI
SILVA, RAFAEL TEOBALDO DA
Resumo: A propriedade rural denominada F.S.V., localiza-se no município de Águas da Prata, Estado de São Paulo, tendo como produção principal, a cultura do Café, mais especificamente o café arábica. O café arábica tem importante representatividade para a economia paulista e brasileira. De acordo com o relatório CONAB as expectativas para o mercado de café são as seguintes. MERCADO EXTERNO As cotações internacionais do Arábica continuam sendo pressionadas pela preocupação com a demanda global no contexto do conflito bélico na Ucrânia e elevação da inflação. A expectativa inicial do mercado para 2022 era de demanda aquecida em um cenário de maior controle da pandemia do Covid-19 e recuperação econômica de muitos países, no entanto, a guerra no leste europeu aumentou as incertezas quanto ao consumo. Em relação à oferta, observa-se a recuperação dos estoques certificados na Bolsa de Nova Iorque, estimados em cerca de 1.084,8 mil sacas de 60 kg de café na última sexta feira (01/04), volume que representa um aumento de 8,8% na comparação com igual período do mês anterior e uma queda de 41,2% em relação à mesma data do ano passado. Essa recuperação dos estoques entre o início de março e abril traz um pouco alívio ao mercado, no entanto, não muda o quadro de oferta global restrita. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o estoque global de café ao final da safra 2021/22 está estimado em 30,0 milhões de sacas de 60 kg, uma queda de 17,4% em relação ao ciclo anterior. MERCADO INTERNO O preço médio do Arábica no mercado físico apresentou queda na última semana, influenciado pelo recuo das cotações no exterior e fortalecimento do Real em relação ao Dólar. A colheita do café deve ganhar força no final de abril, atingindo maiores volumes em maio e junho. Apesar da bienalidade positiva do Arábica em 2022, o potencial produtivo desta safra foi limitado pelas adversidades climáticas que antecederam a floração dos cafezais, não sendo esperada uma redução muito expressiva nos preços do mercado. EXPORTAÇÃO NO BRASIL As exportações brasileiras de café verde apresentaram queda em março, segundo dados preliminares do Ministério da Economia. O Brasil apresentou uma exportação média diária de 9,2 mil toneladas de café verde em março deste ano, o que corresponde a um recuo de 12,1% na comparação com o registrado em igual período do ano passado. A exportação média diária de café torrado, extratos e afins foi de 414,6 toneladas em março de 2022, o que representa um aumento de 11,3% na comparação com a exportação média diária de março do ano passado. No acumulado do primeiro bimestre de 2022 foram exportadas 7,2 milhões de sacas, o que corresponde a uma queda de 4,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Abstract: The rural property called F.S.V., is located in the municipality of Águas da Prata, State of São Paulo, having as production main, the culture of coffee, more specifically arabica coffee. Arabica coffee has an important role in the economy of São Paulo and Brazil. According to the CONAB report, the expectations for the coffee market are as follows
Palavras-chave: PRÁTICAS DE MANEJO
ANÁLISE SWOT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/4557
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:Engenharia Agronômica 1º trimestre 2022 - BANNERS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Banner_Grupo 5_I Encontro Extensionista UNIFEOB_2022.pdf897,33 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.