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Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Os impasses acerca da inserção das diversidades sexuais, raciais e culturais no processo de inclusão escolar
Autor(es): SILVA, Cintiamara da
FRADIQUE, Julia da Costa
PAGANINI, Juliana Maria
BIZAIA, Lívia Milena Feltrin
RIBEIRO, Luís Felipe Batista
PEREIRA, Nubia de Campos
SACHETTO, Renan Nicolini
CAMARGO, Tamires Lopes
PRADO, Marcela Duarte
OLIVEIRA, Danilo Ciconi de
BETTI, Mariana Ricci
JACOMINI, Mariângela Leocárdio
Resumo: No passado a sociedade buscava excluir os “diferentes”, segregando-os à margem da sociedade, mas com o passar do tempo e o aumento dos estudos e conhecimentos dos seres humanos, observou-se a imprudência e a falta de humanidade na exclusão desse público. Com isso, percebe-se a necessidade de uma quebra de paradigmas dentro da nossa sociedade, principalmente no meio escolar, sendo imprescindível o estudo sobre as diversidades e a inclusão escolar para promover discussões e reflexões acerca dessa temática tão relevante. Além disso, o presente trabalho justifica-se pela busca cada vez maior de representatividade das minorias nos mais variados espaços, inclusive nas escolas, onde o preconceito e a exclusão se fazem presentes desde muito cedo. Assim, a presente pesquisa, tem como objetivo geral divulgar as dificuldades da inserção das diversidades sexual, racial e cultural no processo de inclusão escolar, assim como buscar uma conscientização acerca destas temáticas que, apesar de conhecidas, ainda são escassas de formas de intervenções. Sendo utilizado como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica, a qual foi aplicada através de artigos científicos, leis e decretos brasileiros relevantes para a pesquisa e após, a linguagem técnica e especializada das disciplinas de Psicologia e Pedagogia foram cuidadosamente adaptadas para a divulgação no site criado pelos alunos de tais disciplinas. Após os procedimentos supracitados, espera-se a conscientização acerca das diversidades existentes no contexto escolar e da necessidade de representação e de inclusão para os integrantes destes grupos.
Abstract: In the past, society sought to exclude the “different”, segregating them on the margins of society, but with the passage of time and the increase in studies and knowledge of human beings, it was observed the recklessness and lack of humanity in the exclusion of this public. . As a result, we see the need to break paradigms within our society, especially in the school environment, making it essential to study diversity and school inclusion to promote discussions and reflections on this very relevant topic. In addition, the present work is justified by the increasing search for representation of minorities in the most varied spaces, including schools, where prejudice and exclusion are present from an early age. Thus, this research has the general objective of disclosing the difficulties of including sexual, racial and cultural diversity in the process of school inclusion, as well as seeking awareness about these themes which, despite being known, are still scarce in terms of forms of interventions. Bibliographical research was used as a technical procedure, which was applied through scientific articles, Brazilian laws and decrees relevant to the research and afterwards, the technical and specialized language of the disciplines of Psychology and Pedagogy were carefully adapted for dissemination on the website created by the students of such disciplines. After the procedures mentioned above, it is expected to raise awareness about the existing diversities in the school context and the need for representation and inclusion for the members of these groups.
Palavras-chave: Psicologia
Educação: diversidade
Inclusão: divulgação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: Por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino Octávio Bsstos
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/4907
Data do documento: 30-Nov-2022
Aparece nas coleções:Processos Educativos e Institucionais de 2022.2

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