Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/5013
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: O processo de aprendizado contínuo como ferramenta do envelhecimento ativo
Autor(es): SOUZA, Ana Julia
VITORINO, Beatriz Marcelo
SOUZA, João Augusto
ANGELUCCI, Leonardo de Oliveira
AMANCIO, Maria Vitória
SOSSAI, Natalia Rossi
CAMARGO, Tamires Lopes
PRADO, Marcela Duarte
SANTOS, Amilton Cesar dos
BENTO, Patricia Oliveira de Lima
ISAAC, Gustavo Elias Arten
Resumo: O propósito deste trabalho foi estudar a definição de envelhecimento saudável e sua correlação com processo de aprendizagem. O envelhecimento da população brasileira não só significa uma maior proporção de idosos na população geral como também um incremento de doenças crônicas e incapacitantes. No estudo de caso, foram aplicados testes de rastreio cognitivo (Escala Mattis, HAD e a PFEFFER) com finalidade de detectar sinais de demência em um morador do Lar dos Velhinhos Dr. Adolpho Barreto, em Mococa, buscando detectar se eventuais sintomas de perda cognitiva são oriundos da senescência ou de degeneração, e qual a relação do resultado com o nível educacional do participante.
Abstract: The purpose of this work was to study the definition of healthy aging and its correlation with the learning process. The aging of the Brazilian population not only means a greater proportion of elderly people in the general population, but also an increase in chronic and disabling diseases. In the case study, cognitive screening tests were applied (Mattis Scale, HAD and PFEFFER) in order to detect signs of dementia in a resident of Lar dos Velhinhos Dr. Adolpho Barreto, in Mococa, seeking to detect whether any symptoms of cognitive loss stem from senescence or degeneration, and what is the relationship between the result and the participant's educational level.
Palavras-chave: Psicologia
Idoso: envelhecimento
Aprendizagem neuropsicológica
Estimulação cognitiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: Por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino Octávio Bastos
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/5013
Data do documento: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Projetos Integrados (PI) Psicologia - Módulo Bases Biológicas 2022

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cópia final de Layout - Projeto PI Psicologia .docx.pdf116,25 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.