Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/5122
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Anais do 8º Encontro Científico-Acadêmico UNIFEOB 2022 v.1 |
Autor(es): | JUNQUEIRA, José Roberto Almeida. FURLANETTO, Patrícia Gomes. CARVALHO, Ana Flávia de. |
Resumo: | A presente publicação reúne os resumos apresentados no 8º Encontro Científico Acadêmico da UNIFEOB, que foi realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2022, de modo presencial. Foram dias intensos e repletos de apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Projetos Integrados, Projetos de Extensão e Projetos de Pesquisa, incluindo os projetos do Programa de Iniciação Científica Institucional, finalizados ou em andamento, de nossos estudantes. A realização anual do encontro de produção científico-acadêmico, alinha-se aos três eixos de formação do UNIFEOB, quais sejam: acadêmico, profissional e para a vida, e, em especial, valoriza a formação acadêmica, pois, os estudantes têm a oportunidade de aprender a dialogar em um ambiente de pesquisas diversas, enriquecendo as trocas e as experiências de cada participante. Destaca-se o eixo de formação acadêmica, sem desprezar as formações profissional e para a vida; garantimos a formação integral do estudante UNIFEOB ao oportunizar a experiência das atividades científicas. Com temas contemporâneos que vincula teoria e prática, refletindo o projeto pedagógico institucional de desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais, a 8ª edição do evento consolida em nossa comunidade acadêmica a importância da pesquisa, das atividades e projetos interdisciplinares e integrados e é reconhecidamente um espaço de troca de ideias e experiências acadêmicas! |
Abstract: | This publication brings together the abstracts presented at the 8th UNIFEOB Academic Scientific Meeting, which was held on November 18 and 19, 2022, in order to in person. These were intense days full of presentations of the Final Papers of Course (TCC), Integrated Projects, Extension Projects and Research Projects, including projects of the Institutional Scientific Initiation Program, completed or in progress, of our students. The annual scientific-academic production meeting is in line with the three UNIFEOB's training axes, namely: academic, professional and for life, and, in especially values academic training, as students have the opportunity to learn to dialogue in a diverse research environment, enriching exchanges and experiences of each participant. The axis of academic formation stands out, without neglecting the formations professional and for life; we guarantee the integral formation of the UNIFEOB student to the provide opportunities for the experience of scientific activities. With contemporary themes that link theory and practice, reflecting the project institutional pedagogical development of technical and attitudinal skills, the 8th edition of the event consolidates in our academic community the importance of research, interdisciplinary and integrated activities and projects and is recognized as a space for exchange of academic ideas and experiences! |
Palavras-chave: | Enfermagem Nutrição Direito Engenharia Agronômica Química Medicina Veterinária Administração Arquitetura e Urbanismo Ciências Contábeis Pedagogia EAD Fisioterapia Ciências Biológicas Psicologia Biomedicina Educação Física Engenharia Civil |
CNPq: | CNPQ::OUTROS CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octavio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Citação: | Referências Bibliográficas CAMPOS, L. G. N. et al. Prevalence of temporomandibular disorders in musicians: A systematic review and meta-analysis. J Oral Rehabil, v.48, s/n, p.632–642, 2021. CAVALCANTI, A. L. et al. Is playing string or wind musical instruments a risk factor for temporomandibular dysfunction? A Systematic Review. Journal of Oral Research, v.6, n.11, p. 299-306, 2017. CLEMENTE, M. P. et al. Wind Instrumentalists and Temporomandibular Disorder: From Diagnosis to Treatment. Dentistry Journal, v.6, n.3, p.41, 2018. FERREIRA, S. R. Padrões físicos inadequados na performance da trompa. 2009. 172f. Dissertação - Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. JANG, J. Y. et al. Clinical Signs and Subjective Symptoms of Temporomandibular Disorders in Instrumentalists. Yonsei Medical Journal, v.57, n.6, p.1500-1507, 2016. LEONARDI, G. E. et al. Prevalence of orofacial pain in wind instrument players. Brazilian Journal of Pain, v.3, n.1, p.48-52, 2020. 284 Anais do 8º Encontro Científico-Acadêmico 2022- V.1. Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos São João da Boa Vista – SP Evento Local – ISSN - 2594570X SANTOS, B. F.; FRAGELLI, T. B. O. Prevalence of temporomandibular joint disorders and neck pain in musicians: a sytematic review. Fisioterapia em movimento, v. 30, n. 4, p. 839- 848, 2017. SELMS, M. K. A. et al. Evidence-based review on temporomandibular disorders among musicians. Occupational medicine, v.67, s/n, p.336-343, 2017. SHANOFF, C. et al. Playing-Related Injuries and Posture Among Saxophonists. Science & Medicine, v.34, n.4, p. 215-221, 2019. SOUSA, C. M. et al. Playing-Related Musculoskeletal Disorders of Professional Orchestra Musicians from the North of Portugal: Comparing String and Wind Musicians. Revista Científica da Ordem dos Médicos, v.30, n.4, p.302-306, 2017. WEIJDEN, F. N. et al. A. Influence of tooth position on wind instrumentalists’ performance and embouchure comfort. J Orofac Orthop, v.79, s/n, p.205–218, 2018. Pôster (PDF): https://drive.google.com/open?id=1kyc_h-abbLY2MXwQ5-xVQTq0_sedrfy |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/5122 |
Data do documento: | 11-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Encontro ANAIS UNIFEOB - ISSN: 2594-570X |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anais Encontro Científico-Acadêmico 2022_Volume 1.pdf | 2,84 MB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.