Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/5434
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MAFRA, Carla Cissa | - |
dc.creator | TEIXEIRA, Fabiana Cássia da Silva | - |
dc.creator | LIMA, Mariane Lovo freire de | - |
dc.creator | FERNANDES, Patrícia Pereira | - |
dc.creator | BRUNHOROTO, Sabrina Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T16:31:53Z | - |
dc.date.available | 2023-02-10 | - |
dc.date.available | 2023-07-10T16:31:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/handle/prefix/5434 | - |
dc.description.abstract | By approaching this theme, we will demonstrate the importance of literacy in the lives of children through reports and research. Where literacy and the process of literacy, reflecting on its concepts, differentiating them so that it is clear what each means, by working together. Thus, it can be seen that over the literacy process, each stage serves as a basis for the student's understanding and that the teacher changes positively impact student progress and interaction in school. We will also reflect on the importance of the Pedagogue in discovering methods of active literacy skills, in a way that is effective and appropriate, leading them to a path of learning where assimilation goes beyond the simple learning process, writing, reading and acquiring the ability to put into practice what you learn in your day to day day, reflecting, interpreting, understanding and analyzing every moment of your routine. We received a proposal to work as a pedagogical coordinator at Colégio Mother Teresa, traditional school run by a religious community. the new government proposed to implement new methods and the previous coordinator refused to assume the position and the challenge of incorporating all these new changes in the school. Finally, there will be suggestions on the contribution of literacy and the literacy process to the teaching-learning of early childhood education and, in a playful way, familiarize and prepare the children to elementary school, ensuring the good development of students. Mathematical literacy takes students beyond calculation. it is necessary to think also in the skills of quantity, ordering, problem solving, as well as the classification, numbering, writing, visual and symbolic representation. Therefore, it is important that the teacher brings to the practice of mathematics in the classroom: toys, games, counting, texts, conversation wheel. That is, it is necessary that the teacher enable situations for the student to ask, instigate to seek and understand, bring challenges that allow the student to experience mathematics through day-to-day experiences in a pleasant and efficient. (NACARATO, 2018). Teaching mathematics is not just teaching students. numbers and their spelling. Therefore, the student must think and reflect, explore, investigate a certain content proposed by the teacher. The teacher provides activities significant, such as games, reading and writing, issues of which it expands the students' learning possibilities. | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao abordar esse tema, demonstraremos a importância da alfabetização na vida das crianças por meio de relatos e pesquisas. Onde será mostrado a alfabetização e o processo de alfabetização, refletindo sobre seus conceitos, diferenciando-os para que fique claro o que cada um quer dizer, ao trabalharem juntos. Dessa forma, pode-se observar que ao longo do processo de alfabetização, cada etapa serve como base para a compreensão do aluno e que as mudanças do professor impactam positivamente no progresso e na interação do aluno na escola. Refletiremos também sobre a importância do Pedagogo na descoberta de métodos de alfabetização ativos, de maneira que seja eficaz e adequado, conduzindo-os para um caminho de aprendizagem onde a assimilação vai além do simples processo de aprendizagem, escrevendo, lendo e adquirindo a capacidade de colocar em prática o que aprende no seu dia a dia, refletindo, interpretando, compreendendo e analisando todos os momentos da sua rotina. Recebemos uma proposta para trabalhar como coordenadora pedagógica no Colégio Madre Teresa, escola tradicional administrada por uma comunidade religiosa. O novo governo se propôs a implementar novos métodos e o coordenador anterior recusou-se a assumir o cargo e o desafio de incorporar todas essas novas mudanças na escola. Por fim, serão feitas sugestões sobre a contribuição da alfabetização e do processo de alfabetização para o ensino-aprendizagem da educação infantil e, de forma lúdica, familiarizar e preparar as crianças para o ensino fundamental, garantindo o bom desenvolvimento dos alunos. O letramento matemático leva os alunos para além dos cálculos. É preciso pensar também nas competências de quantidade, ordenação, resolução dos problemas, bem como a classificação, a numeração, escrita, a representação visual e simbólica. Por isso, é importante que o professor traga para a prática da matemática dentro da sala de aula: os brinquedos, jogos, a contagem, os textos, roda de conversa. Ou seja, é necessário que o professor possibilite situações para que o aluno pergunte, instigue a buscar e entender, trazer desafios que permitam ao aluno vivenciar a matemática por meio de experiências no dia a dia de forma prazerosa e eficiente. (NACARATO, 2018).Ensinar matemática não é somente ensinar os números e sua grafia. Para tanto, o aluno deve pensar e refletir, explorar, investigar um determinado conteúdo proposto pelo professor. O professor disponibiliza atividades significativas, como jogos, leitura e escrita, questões problemas do qual amplia as possibilidades de aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca UNIFEOB (biblioteca@unifeob.edu.br) on 2023-07-10T16:31:53Z No. of bitstreams: 1 GRUPO 4- MATEMÁTICA E LETRAMENTO.docx.pdf: 177715 bytes, checksum: 0e702f67c0629402e6d7154e6c09ad88 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-10T16:31:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRUPO 4- MATEMÁTICA E LETRAMENTO.docx.pdf: 177715 bytes, checksum: 0e702f67c0629402e6d7154e6c09ad88 (MD5) Previous issue date: 2023-02-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTAVIO DA SILVA BASTOS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFEOB | pt_BR |
dc.relation.ispartof | MATEMÁTICA E LETRAMENTO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | MATEMATICA - EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.subject | MATEMÁTICA E LETRAMENTO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | MATEMÁTICA E LETRAMENTO | pt_BR |
dc.title.alternative | MATEMÁTICA E LETRAMENTO | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 1º Trimestre 2023 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRUPO 4- MATEMÁTICA E LETRAMENTO.docx.pdf | 173,55 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.