Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/5449
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: MATEMÁTICA E LETRAMENTO
Título(s) alternativo(s): MATEMÁTICA E LETRAMENTO
Autor(es): PERAL, Ana Paula Beraldo
FERNANDES, Camila Daniele
GOMES, Paloma C. P. Ambrósio
Resumo: O presente trabalho é o estudo do caso do colégio Madre Teresa, escola privada em Arapongas, com cerca de 250 alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Por anos foi administrada por uma ordem religiosa de freiras mas foi vendida para duas professoras da cidade que sonham com a modernização começando pela metodologia de ensino e de aprendizagem, o uso de materiais didáticos atualizados. Vera a coordenadora pedagógica, era extremamente rígida, tradicional e resistente a qualquer modernização. Como as novas donas da escola queriam uma escola totalmente remodelada e a coordenadora não aceitava, se demitiu. E como nova contratada precisaremos mostrar ao corpo docente as maravilhas e os ganhos da modernização no ensino. Desde o início dos tempos a humanidade tem a preocupação em registrar os acontecimentos e fatos, a partir desta necessidade foi inventada a escrita, com o passar dos anos fomos aprimorando os métodos de registro. Surgiu a necessidade de alfabetizar as crianças. Para a alfabetização e letramento das crianças o professor deve conhecer os diferentes níveis que as crianças se encontram, a partir deles planejar atividades que contribuam para que avancem em seus conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética, cabe ao professor favorecer o contato dos alunos com a escrita nas mais variadas circunstâncias, é necessário as atividades estejam de acordo com a realidade em que eles estão inseridos e seja do seus interesses . Atualmente é necessário que a escola se preocupe em letrar as crianças, o aluno deve saber aplicar as habilidades de leitura e escrita; o simples fato de saber ler e escrever não o diferencia em nada, a alfabetização e o letramento devem caminhar juntos.
Abstract: The present work is a case study of Colégio Madre Teresa, a private school in Arapongas, with around 250 students from kindergarten and early years of primary school Fundamental. For years it was managed by a religious order of nuns but was sold for two city teachers who dream of modernization starting with teaching and learning methodology, the use of updated teaching materials. Vera, the pedagogical coordinator, was extremely rigid, traditional and resistant to any modernization. As the new owners of the school wanted a completely remodeled and the coordinator did not accept it, she resigned. And as a new contractor we will need show the faculty the wonders and gains of modernization in teaching. Since the beginning of time, mankind has been concerned with registering the events and facts, from this need writing was invented, over the years years we have been improving registration methods. The need arose to educate the children. For children's literacy and literacy, the teacher must know the different levels that children are, from them plan activities that contribute to advance in their knowledge of the alphabetic writing system, it is up to the teacher to favoring students' contact with writing in the most varied circumstances, it is necessary to activities are in accordance with the reality in which they are inserted and are within their interests . Currently, it is necessary for the school to worry about literacy for the children, the student must knowing how to apply reading and writing skills; the simple fact of knowing how to read and write does not differs in anything, literacy and literacy must go hand in hand.
Palavras-chave: MATEMATICA - EDUCAÇÃO
LETRAMENTO E MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO E MATEMATICA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTAVIO DA SILVA BASTOS
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/5449
Data do documento: 1-Fev-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia 1º Trimestre 2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRUPO 5- MATEMÁTICA E LETRAMENTO.docx.pdf126,37 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.