Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/5451
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CANDIDO, Luana Marcela | - |
dc.creator | FRANCISCO, Lucimara Carolina | - |
dc.creator | BRASIL, Renata Christina Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T16:10:02Z | - |
dc.date.available | 2023-02-11 | - |
dc.date.available | 2023-07-11T16:10:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/handle/prefix/5451 | - |
dc.description.abstract | Literacy and literacy complement each other and go hand in hand, however, they are divergent processes. The child starts from an early age to understand sounds and transform them into letters. Literacy goes beyond being literate, knowing how to read and write, literacy is a process that meets the social demands of reading and writing, and insertion in different groups cultural. To understand the process of learning these skills that begin before even from the beginning of school life, it is necessary to understand the differences between literacy and literacy. Literacy is a very broad process and several methodologies are used to achieve meaningful learning. Mathematics is present even in the simplest situations of everyday life, even imperceptibly, sometimes. There are many ways of teaching literacy, literacy, mathematics, even in a playful and pleasurable way. For meaningful learning, it is necessary to understand, know the operations and be able to apply them on a daily basis, the Mathematical knowledge is a tool in everyday life. It is necessary that the educator know the social reality in which your students are inserted to obtain results in the applied methodology. The present work brings the awareness of the teaching of mathematics and the literacy of so that to obtain understanding and effective learning it is necessary to use methods so that students have skills to understand, apply, contextualize, relate to their social life and stimulate reasoning and reflection. | pt_BR |
dc.description.resumo | A alfabetização e o letramento se complementam e andam lado a lado, porém, são processos divergentes. A criança começa desde cedo a entender sons e transformá-los em letras. O letramento vai além de ser alfabetizado, saber ler e escrever, o letramento é um processo que atende as demandas sociais da leitura e escrita, e inserção em diferentes grupos culturais. Para entender o processo de aprendizagem dessas habilidades que começam antes mesmo do início da vida escolar, é necessário entender as diferenças entre alfabetização e letramento. A alfabetização é um processo muito amplo e diversas metodologias são utilizadas para obter uma aprendizagem significativa. A matemática está presente até nas situações mais simples do dia a dia, mesmo de forma imperceptível, às vezes. Muitas são as formas de ensino do letramento, alfabetização, matemática, até mesmo de forma lúdica e prazerosa. Para uma aprendizagem significativa é necessário compreender, conhecer as operações e conseguir aplicá-las no dia a dia, o conhecimento matemático é uma ferramenta no cotidiano. É necessário que o educador conheça a realidade social em que seus alunos estão inseridos para obter resultados na metodologia aplicada. O presente trabalho traz a conscientização do ensino da matemática e o letramento de forma que para obter a compreensão e a aprendizagem efetiva é necessário a utilização de métodos a fim de que, os educandos tenham habilidades de compreender, aplicar, contextualizar, relacionar a seu convívio social e estimular o raciocínio e reflexão. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca UNIFEOB (biblioteca@unifeob.edu.br) on 2023-07-11T16:10:02Z No. of bitstreams: 1 GRUPO 6- MATEMÁTICA E LETRAMENTO.docx.pdf: 122583 bytes, checksum: 72ccfe1086c81efb033a4bd5f42161a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-11T16:10:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRUPO 6- MATEMÁTICA E LETRAMENTO.docx.pdf: 122583 bytes, checksum: 72ccfe1086c81efb033a4bd5f42161a2 (MD5) Previous issue date: 2023-02-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTAVIO DA SILVA BASTOS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFEOB | pt_BR |
dc.relation.ispartof | MATEMÁTICA E LETRAMENTO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | MATEMATICA - EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | LETRAMENTO E MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.subject | MATEMÁTICA E LETRAMENTO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | MATEMÁTICA E LETRAMENTO | pt_BR |
dc.title.alternative | MATEMÁTICA E LETRAMENTO | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 1º Trimestre 2023 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRUPO 6- MATEMÁTICA E LETRAMENTO.docx.pdf | 119,71 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.