Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/5455
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: MATEMÁTICA E LETRAMENTO
Título(s) alternativo(s): MATEMÁTICA E LETRAMENTO
Autor(es): PAN, Bruna Gonçalves Faquiéri
DOMINGOS, Carolini Cristini Barbosa
SANTOS, Taís Alessandra dos
GRAMA, Jasmini Pereira
CARVALHO, Adriana de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os benefícios que tem os novos materiais didáticos atualizados e a inserção de tecnologias no dia a dia dos alunos e dos professores e o que podem trazer para a educação, especialmente para o Colégio Madre Teresa. É de conhecimento geral que o colégio foi de extrema importância para a formação dos alunos que já se formaram, porém é necessário irmos em busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem, com novas tecnologias. Assim, a tecnologia que buscamos está presente no cotidiano dos nossos alunos e também de muitos professores e por esse motivo não há porque não introduzi-la, promovendo melhorias nesse processo de ensino-aprendizagem. Os benefícios que ela pode trazer são muitos, um deles é a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, permitindo o acesso de informações e recursos para os alunos, tornando suas aulas mais dinâmicas, eficientes e inovadoras. Desta forma, o uso dessas novas ferramentas trazem uma nova metodologia de ensino, fazendo com que o aluno possa ter uma experiência mais completa e dinâmica. Por outro lado, a educação tradicional traz um modelo de trabalho pouco dinâmico, com poucas interações dos alunos, com isso, as experiências desses estudantes acabam acontecendo apenas com materiais teóricos, não permitindo a participação ativa no aprendizado e nem mesmo uma vivência prática. Já no ensino com uso de novas tecnologias, esses estudantes podem “colocar a mão na massa”, vivenciar realmente aquilo que estão aprendendo, tornando aquele aprendizado muito mais interessante através do uso dessas tecnologias, que com apenas um clique podem conhecer, se aproximar e interagir mais afundo em matérias como a matemática, através de um recurso que é o painel de soluções “que pode ser montado tanto com a exposição direta dos registros produzidos quanto pela colocação de algumas das formas de solução no quadro ISSN – 1678-1783 pelos próprios alunos, ou ainda valendo-se dos recursos tecnológicos, projetar soluções diversas para a classe” (Katia Stocco Smole, 2013, p. 18), dentre muitas outras coisas.
Abstract: The present work has as objective to present the benefits that have the new up-to-date teaching materials and the insertion of technologies in the daily lives of students and teachers and what they can bring to education, especially to Colégio Madre Teresa. It is common knowledge that the college was of extreme importance for the formation of students who have already graduated, but it is necessary to go in search of new methodologies of teaching and learning with new technologies. Thus, the technology we seek is present in the daily lives of our students and also from many teachers and for that reason there is no reason not to introduce it, promoting improvements in this teaching-learning process. The benefits it can bring are many, one of them is the creation of tools that can be used by teachers in the classroom, allowing access to information and resources for students, making their classes more dynamic, efficient and innovative. In this way, the use of these new tools brings a new teaching methodology, making the student have a more complete and dynamic experience. On the other hand, traditional education brings a model of work that is not very dynamic, with few student interactions, with this, the experiences of these students end up happening only with theoretical materials, not allowing active participation in the learning and not even a practical experience. In teaching with the use of new technologies, these students can “put their hand in the mass", really experience what they are learning, making that learning very more interesting through the use of these technologies, which with just one click can get to know, approach and interact more deeply in matters such as mathematics, through a feature that is the solutions panel “that can be mounted both with direct exposure of the records produced and by placing some of the solutions on the board 4 ISSN – 1678-1783 by the students themselves, or even using technological resources, to design solutions diverse for the class” (Katia Stocco Smole, 2013, p. 18), among many other things.
Palavras-chave: MATEMATICA - EDUCAÇÃO
LETRAMENTO E MATEMATICA
MATEMÁTICA E LETRAMENTO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FUDAÇÃO DE ENSINO OCTAVIO DA SILVA BASTOS
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/5455
Data do documento: 1-Fev-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia 1º Trimestre 2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRUPO 8- MATEMÁTICA E LETRAMENTO.docx.pdf111,61 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.