Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/5462
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | MATEMÁTICA E LETRAMENTO |
Título(s) alternativo(s): | MATEMÁTICA E LETRAMENTO |
Autor(es): | ANTONIO, Ana Carolina Antonio MORAES, Natália da S. de COURELLE, Roseli Ap. D. SACODA, Mariana Tamie Rigolin Sacoda |
Resumo: | Trabalhar o letramento e a matemática desde a educação infantil faz com que a habilidade da criança seja ampliada como: aumentar a capacidade de resolver problemas, desenvolver a argumentação por meio de questionamento e construir sua própria autonomia. Desde de seu nascimento, a criança desenvolve codificação numéricas, através de peso, medidas, quantidades, objetos, criando diversas situações para explorar esse novo mundo de experiências e desafios numéricos. Piaget levantou a hipótese de que a cognição humana se desenvolve em etapas associadas à faixa etária e que, o conhecimento do mundo é construído a partir de seus conhecimentos anteriores, com isso , vão adaptando novos conhecimentos aos antigos. Um dos maiores desafios , é fazer a transição entre o letramento no ensino infantil ao fundamental, pois muito vem com método arcaico de ensino e, atualmente, a tecnologia e novas informações em tempo real, fazem parte de uma nova metodologia de ensino. Essas mudanças são um desafio, como coordenadora pedagógica do colégio Madre Teresa, pois encontro barreiras em adaptar novas metodologias de ensino, por falta de materiais didáticos e apoio pedagógico. Mas trabalhando em equipe e seguindo um currículo bem elaborado e alicerçado alcançaremos o objetivo almejado. |
Abstract: | Working on literacy and mathematics since kindergarten makes the ability of the child is expanded as: increase the ability to solve problems, develop the argumentation through questioning and build their own autonomy. From birth, the child develops numerical coding, through weight, measures, quantities, objects, creating different situations to explore this new world of experiences and numerical challenges. Piaget hypothesized that human cognition develops in stages associated with age group and that, the knowledge of the world is built from their knowledge previous ones, with that, they adapt new knowledge to the old ones. One of the biggest challenges is to make the transition between literacy in kindergarten to fundamental, because much comes with archaic teaching methods and, currently, technology and new information in real time, are part of a new teaching methodology. These changes are a challenge, as the pedagogical coordinator of Colégio Madre Teresa, because I find barriers in adapting new teaching methodologies, due to lack of teaching materials and support pedagogical. But working as a team and following a well-designed and grounded curriculum we will achieve the desired goal. |
Palavras-chave: | MATEMATICA - EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MATEMÁTICA E LETRAMENTO |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | FUNDAÇAO DE ENSINO OCTAVIO DA SILVA BASTOS |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/5462 |
Data do documento: | 1-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 1º Trimestre 2023 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRUPO 9- MATEMÁTICA E LETRAMENTO (1).docx.pdf | 8,32 MB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.