Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/5469
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: ARTE E FUNDAMENTOS
Título(s) alternativo(s): ARTE E FUNDAMENTOS
Autor(es): VITORIANO, Cícera Maria Chaves
SILVA, Lidiana Rodrigues da
PEREIRA, Helton Carlos Sabino
Resumo: O ensino de artes numa escola, atualmente, está relacionado a materiais que possam ser utilizados em sala de aula e que chamem a atenção dos alunos com suas cores, formas e texturas diferentes como exemplo desses materiais temos o EVA, tintas, massinhas, colas coloridas e vários outros que fazem parte do cotidiano de um aluno. Mas não são todas as escolas que possuem os meios necessários para a aquisição desses materiais, seja por indisponibilidades de verba ou até a dificuldade de acesso geográfico. Como alternativa aos meios convencionais de ensino de artes esse trabalho tem por finalidade propor atividades lúdicas de baixo custo que possuem benefícios não só na aprendizagem de artes mas também na construção social da criança que pode passar a conhecer melhor o mundo no qual vive, suas culturas e o meio ambiente. Utilizando-se de materiais retirados na natureza, de objetos recicláveis, da própria voz ou do próprio corpo o estudante pode alcançar várias habilidades cognitivas, sensitivas e sociais além de expandir seu conhecimento de mundo, estabelecer relações interpessoais, extravasar o excesso de energia, exercitar a imaginação e incitar a criatividade e a curiosidade, bastando para isso que o professor estimule e incentive a prática de atividades que levem a criança a explorar seus limites auxiliando-as a conhecerem a si mesmas e ao mundo que as cerca.
Abstract: The teaching of arts in a school is currently related to materials that can be used in the classroom and that call the attention of students with their colors, shapes and different textures as an example of these materials we have EVA, paints, clay, glues colorful and several others that are part of a student's daily life. But not all schools that have the necessary means to acquire these materials, either by unavailability of funds or even the difficulty of geographical access. As an alternative to conventional means of teaching the arts, this work aims to purpose is to propose ludic activities of low cost that have benefits not only in the art learning but also in the social construction of the child, who can become learn more about the world you live in, its cultures and the environment. Using materials taken from nature, recyclable objects, his own voice or the body itself, the student can achieve various cognitive, sensitive and in addition to expanding their knowledge of the world, establishing interpersonal relationships, release excess energy, exercise imagination and incite creativity and curiosity, it being enough for the teacher to stimulate and encourage the practice of activities that lead the child to explore their limits, helping them to know themselves and the world that surrounds them.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO INFANTIL
ARTES
PROJETOS EDUCACIONAIS
EDUCAÇÃO - BRINCADEIRAS
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTAVIO DA SILVA BASTOS
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/5469
Data do documento: 1-Fev-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia 1º Trimestre 2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRUPO 5- ARTE E FUNDAMENTOS 2.pdf128,81 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.