Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/5522
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Literatura e Formação |
Autor(es): | NEVES, Lethicia Marin NEVES, Maria Emília de Souza Marin |
Resumo: | O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024 busca, predominantemente em sua Meta 4, universalizar o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação de preferência na rede regular de ensino. Os resultados da Meta revelaram, em diferentes faixas etárias, discrepâncias no acesso e na taxa de escolarização, de alfabetização e de analfabetismo entre a população com e sem deficiência. As diferenças observadas se acentuam na população com deficiência intelectual e motora. Tais dados corroboram a necessidade de reconstrução do modelo educativo escolar para a efetiva inclusão de pessoas com deficiência. A educação especial na perspectiva da inclusão concebe o espaço escolar como ambiente de realização de propostas à luz da igualdade, no qual todos têm assegurado o direito de aprender, considerando-se as especificidades dos sujeitos, projetando-se atendimentos adequados às necessidades motoras, visuais, linguísticas e cognitivas dos alunos matriculados na escola regular. |
Abstract: | The National Education Plan (PNE) 2014–2024 seeks, predominantly in its Goal 4, to universalize school attendance for students with disabilities, global developmental disorders and high abilities or giftedness, preferably in the regular education network. The results of the Goal revealed, in different age groups, discrepancies in the access and rate of schooling, literacy and illiteracy between the population with and without disabilities. The observed differences are accentuated in the population with intellectual and motor disabilities. Such data corroborate the need to rebuild the school educational model for the effective inclusion of people with disabilities. Special education from the perspective of inclusion conceives the school space as an environment for carrying out proposals in the light of equality, in which everyone has the right to learn assured, considering the specificities of the subjects, projecting assistance suited to the motor, visual, linguistic and cognitive needs of students enrolled in regular schools. |
Palavras-chave: | Pedagogia Plano Nacional: educação Atendimento escolar: alunos Deficiência Inclusão escolar Analfabetismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | Por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/5522 |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 2º Trimestre 2023 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRUPO 12- LITERATURA E FORMAÇÃO.docx.pdf | 102,15 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.