Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/5528
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Literatura e Formação
Autor(es): MENDES, Maria Cristina Silva
Resumo: O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024 busca, predominantemente em sua Meta 4, universalizar o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação de preferência na rede regular de ensino. Os resultados da Meta revelaram, em diferentes faixas etárias, discrepâncias no acesso e na taxa de escolarização, de alfabetização e de analfabetismo entre a população com e sem deficiência. As diferenças observadas se acentuam na população com deficiência intelectual e motora. Tais dados corroboram a necessidade de reconstrução do modelo educativo escolar para a efetiva inclusão de pessoas com deficiência. A educação especial na perspectiva da inclusão concebe o espaço escolar como ambiente de realização de propostas à luz da igualdade, no qual todos têm assegurado o direito de aprender, considerando-se as especificidades dos sujeitos, projetando-se atendimentos adequados às necessidades motoras, visuais, linguísticas e cognitivas dos alunos matriculados na escola regular.
Abstract: The National Education Plan (PNE) 2014–2024 seeks, predominantly in its Goal 4, to universalize school attendance for students with disabilities, global developmental disorders and high abilities or giftedness, preferably in the regular education network. The results of the Goal revealed, in different age groups, discrepancies in the access and rate of schooling, literacy and illiteracy between the population with and without disabilities. The observed differences are accentuated in the population with intellectual and motor disabilities. Such data corroborate the need to rebuild the school educational model for the effective inclusion of people with disabilities. Special education from the perspective of inclusion conceives the school space as an environment for carrying out proposals in the light of equality, in which everyone has the right to learn assured, considering the specificities of the subjects, designing adequate services for motor, visual needs , linguistic and cognitive skills of students enrolled in regular schools.
Palavras-chave: Pedagogia
Plano Nacional: educação
Atendimento escolar: alunos
Deficiência
Inclusão escolar
Analfabetismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: Por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino Octávio Bastos
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/5528
Data do documento: 30-Jan-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia 2º Trimestre 2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRUPO 16- LITERATURA E FORMAÇÃO.docx.pdf104,37 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.