Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/5531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONÇALVES, Mirian Barbosa-
dc.date.accessioned2023-07-18T19:10:10Z-
dc.date.available2023-07-18-
dc.date.available2023-07-18T19:10:10Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/handle/prefix/5531-
dc.description.abstractThe National Education Plan (PNE) 2014–2024 seeks, predominantly in its Goal 4, to universalize school attendance for students with disabilities, global developmental disorders and high abilities or giftedness, preferably in the regular education network. The results of the Goal revealed, in different age groups, discrepancies in the access and rate of schooling, literacy and illiteracy between the population with and without disabilities. The observed differences are accentuated in the population with intellectual and motor disabilities. Such data corroborate the need to rebuild the school educational model for the effective inclusion of people with disabilities. Special education from the perspective of inclusion conceives the school space as an environment for carrying out proposals in the light of equality, in which everyone has the right to learn assured, considering the specificities of the subjects, designing adequate services for motor, visual needs , linguistic and cognitive skills of students enrolled in regular schools.pt_BR
dc.description.resumoO Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024 busca, predominantemente em sua Meta 4, universalizar o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação de preferência na rede regular de ensino. Os resultados da Meta revelaram, em diferentes faixas etárias, discrepâncias no acesso e na taxa de escolarização, de alfabetização e de analfabetismo entre a população com e sem deficiência. As diferenças observadas se acentuam na população com deficiência intelectual e motora. Tais dados corroboram a necessidade de reconstrução do modelo educativo escolar para a efetiva inclusão de pessoas com deficiência. A educação especial na perspectiva da inclusão concebe o espaço escolar como ambiente de realização de propostas à luz da igualdade, no qual todos têm assegurado o direito de aprender, considerando-se as especificidades dos sujeitos, projetando-se atendimentos adequados às necessidades motoras, visuais, linguísticas e cognitivas dos alunos matriculados na escola regular.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca UNIFEOB (biblioteca@unifeob.edu.br) on 2023-07-18T19:10:10Z No. of bitstreams: 1 GRUPO 20- LITERATURA E FORMAÇÃO.pdf: 101696 bytes, checksum: a6dc0e553556fea3c97a284ccc698e86 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-18T19:10:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRUPO 20- LITERATURA E FORMAÇÃO.pdf: 101696 bytes, checksum: a6dc0e553556fea3c97a284ccc698e86 (MD5) Previous issue date: 2023-06-30en
dc.languagePorpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino Octávio Bastospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEOBpt_BR
dc.relation.ispartofProjeto Integradopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPlano Nacional: educaçãopt_BR
dc.subjectAtendimento escolar: alunospt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleLiteratura e Formaçãopt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia 2º Trimestre 2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRUPO 20- LITERATURA E FORMAÇÃO.pdf99,31 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.