Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/5543
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Nomofobia e o uso de telefones celulares por crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): ARAÚJO, Ana Gabriela de
SILVA, Franciele Burgos da
SILVA, Gabrielly Eliza do Couto
MORAIS, Giovanna Cenzi
PINTO, Heloisa dos Santos
MELO, Kamila Maria Silva de
LEANDRINI, Laila Teixeira
CENZI, Márcio André Lopes
MOUSESSIAN, Viviane Fonseca
CAMARGO, Tamires Lopes
CABRAL, Camila da Silva
OLIVEIRA, Leticia Dal Picolo Dal Secco de
MARTINS, Lucas Francisco
VERNE, Matheus Bovoloni
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar a importância da discussão do tema nomofobia em sala de aula, enfatizando a faixa etária de crianças de 06 a 11 anos (anos iniciais). O aumento do trabalho se justifica pela escassez de estudos sobre o tema nesta faixa etária específica e pela ampliação do uso percebido por profissionais da educação com estes alunos. Foi feito uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de opinião, também foi desenvolvido um produto para a apresentação do problema no grupo em foco. Tal contou com a participação de todos os integrantes em sua composição, sendo composto por um tema de apresentação do conceito e atividades de reforço e fixação revestidas de caráter lúdico, apropriadas ao público alvo.
Abstract: The present work aimed to present the importance of discussing the topic of nomophobia in the classroom, emphasizing the age group of children from 06 to 11 years old (initial years). The increase in work is justified by the scarcity of studies on the subject in this specific age group and by the increased use perceived by education professionals with these students. A bibliographic review and an opinion survey were carried out, a product was also developed to present the problem in the focus group. This included the participation of all members in its composition, consisting of a concept presentation theme and reinforcement and fixation activities with a playful character, appropriate to the target audience.
Palavras-chave: Psicologia
Nomofobia
Ensino Fundamental: anos iniciais
Tecnologias digitais
Telefone celular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: Por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino Octávio Bastos
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/5543
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Fundamentos dos Saberes Psicológicos 2023.1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório - A nomofobia e as crianças do ensino fundamental.pdf3,14 MBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.