Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/6221
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Sociedade e Psicologia
Autor(es): SILVA, Lidiana Rodrigues da
JACOMINI,Mariângela Leocárdio
Resumo: A ideia de escola cidadã entrou em evidência nos anos 90, como expressão de um movimento de inovação educacional no Brasil que inclui os temas: autonomia da escola, integração da educação com a cultura e o trabalho, oferta e demanda, escola e comunidade, visão interdisciplinar e a formação permanente dos professores. A Escola Cidadã defende a educação permanente e tem uma formatação própria para cada realidade local, de modo a respeitar as características histórico-culturais, os ritmos e as conjunturas específicas de cada comunidade, sem perder de vista a dimensão global do mundo em que vivemos. Para tanto, o seu projeto político-pedagógico é elaborado com base na realização de um diagnóstico da realidade escolar chamado Etnografia da Escola, que possibilita a construção de um currículo escolar fundamentado na criação de espaços interculturais, por sua vez trabalhado na perspectiva inter e transdisciplinar, que levam em conta a dimensão da razão e da emoção, portanto, a técnica, a sensibilidade e a criatividade. Nesse sentido, a Escola Cidadã é democraticamente organizada e pedagogicamente alegre, criativa e ousada.
Abstract: The idea of a citizen school evidenced in the 1990s, as an expression of an educational innovation movement in Brazil that includes the themes: school autonomy, integration of education with culture and work, supply and demand, school and community, vision interdisciplinary and the permanent formation of teachers. The Citizen School defends permanent education and has its own formatting for each local reality, in order to respect the historical-cultural characteristics, the rhythms and specific conjunctures of each community, without losing sight of the global dimension of the world in which we live. To this end, its political-pedagogical project is prepared based on the realization of a diagnosis of the school reality called ethnography of the school, which enables the construction of a school curriculum based on the creation of intercultural spaces, in turn worked from the inter and transdisciplinary perspective that take into account the dimension of reason and emotion, therefore, technique, sensitivity and creativity. In this sense, the citizen school is democratically organized and pedagogically cheerful, creative and bold.
Palavras-chave: Pedagogia
Psicologia
Sociedade
Cidadania
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: Por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino Octávio Bastos
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/6221
Data do documento: 30-Set-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia 2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
G4- SOCIEDADE E PSICOLOGIA.pdf178,52 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.