Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/6347
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Gestão e Espaços Escolares
Autor(es): FERNANDES, Camila Daniele Fernandes
MEDICI,Fatima Aparecida
Resumo: A sala de aula deve ser um espaço de convivência, troca de saberes e construção de conhecimentos. O diálogo horizontal, por sua vez, irá proporcionar uma relação de respeito em busca de um convívio harmonioso onde todos se sintam pertencentes e livres a se expressarem. No dia a dia, na interação com o outro que o preconceito, o julgamento, tratamentos indevidos acontecem. E na sala de aula com os alunos em formação, este cenário precisa ser trabalhado, direcionado e discutido. Atitudes como a do professor de ignorar o conflito, apenas aumentam a exclusão. E no final o resultado esperado que é um ensino de qualidade, jamais será alcançado. E sim promovendo alunos desmotivados, inseguros e inferiorizados. É importante propor e disponibilizar reflexões para os estudantes além do ambiente escolar, exemplo é a educação não formal, que através de grupos religiosos, organizações sociais, projetos voluntários, entre outros, fomenta nas crianças e jovens a construção de identidade e valores. Exemplo da educação formal para trabalhar conflitos como o ocorrido, seria uma visita em museu ou centro cultural, onde os alunos terão oportunidade de ampliar conhecimentos da diversidade cultural e reflexão de princípio de cidadania. Complementando assim o que aprendem na sala de aula, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Abstract: The classroom should be a space for coexistence, exchange of knowledge and construction of knowledge. Horizontal dialogue, in turn, will provide a respectful relationship in search of a harmonious coexistence where everyone feels like they belong and is free to express themselves. In everyday life, in interactions with others, prejudice, judgment and undue treatment occur. And in the classroom with students in training, this scenario needs to be worked on, directed and discussed. Attitudes like the teacher's of ignoring conflict only increase exclusion. And in the end, the expected result, which is quality teaching, will never be achieved. Rather, it promotes unmotivated, insecure and inferior students. It is important to propose and make reflections available to students beyond the school environment, an example is non-formal education, which through religious groups, social organizations, voluntary projects, among others, encourages children and young people to build identity and values. An example of formal education to work on conflicts like the one that occurred would be a visit to a museum or cultural center, where students will have the opportunity to expand their knowledge of cultural diversity and reflect on the principles of citizenship. Thus complementing what they learn in the classroom, contributing to a more fair and egalitarian society.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação
Espaços escolares
Gestão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: Por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino Octávio Bastos
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/6347
Data do documento: 30-Nov-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia 2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
G8- GESTÃO E ESPAÇOS ESCOLARES.docx - Documentos Google.pdf81,51 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.