Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/6362
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Gestão e Espaços Escolares |
Autor(es): | QUIARATO, Izabela Cristina Bulla MEDICI,Fatima Aparecida |
Resumo: | A atitude do professor está totalmente errada, pois ele como agente transformador e mediador deve estar atento às dinâmicas de socialização entre os alunos. Quando um aluno se sente humilhado com a opinião dos colegas isso pode se tornar um problema mais grave dentro do ambiente escolar. A violência física ou verbal podem causar grande prejuízo psicológico para quem sofre. O educador como pessoa próxima aos estudantes deve estar atento a isso, ele deve fazer seus alunos refletirem sobre o problema. As diferenças existem e respeitá-las é essencial para a convivência em sociedade. Quando o professor ignora o problema dando mais ênfase ao cumprimento bimestral do que a violência verbal que a aluna está sofrendo, ele deixa de cumprir com seu papel de agente transformador. A escola junto com a comunidade escolar devem debater maneiras de evitar que este tipo de comportamento aconteça. De início deve-se entender como este tipo de situação pode afetar a vida do aluno. O ponto importante é levar toda a comunidade a refletir sobre o assunto. Com isso é primordial elaborar atividades que levem os alunos à reflexão sobre esta forma de violência; atividades como roda de conversa, palestras, filmes, são exemplos de atividades para começar a lidar com esse tipo de situação. |
Abstract: | The teacher's attitude is completely wrong, as he, as a transforming agent and mediator, must be attentive to the socialization dynamics between students. When a student feels humiliated by the opinion of their peers, this can become a more serious problem within the school environment. Physical or verbal violence can cause great psychological damage to those who suffer. The educator, as a person close to the students, must be aware of this, he must make his students reflect on the problem. Differences exist and respecting them is essential for coexistence in society. When the teacher ignores the problem, placing more emphasis on the bimonthly fulfillment than on the verbal violence that the student is suffering, he fails to fulfill his role as a transformative agent. The school, together with the school community, must discuss ways to prevent this type of behavior from happening. Initially, one must understand how this type of situation can affect the student's life. The important point is to get the entire community to reflect on the issue. Therefore, it is essential to develop activities that lead students to reflect on this form of violence; Activities such as conversation circles, lectures, films, are examples of activities to start dealing with this type of situation. |
Palavras-chave: | Pedagogia Educação Espaços escolares Gestão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | Por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/6362 |
Data do documento: | 30-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 2023 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
G22- GESTÃO E ESPAÇOS ESCOLARES.docx.pdf | 83,87 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.