Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/6378
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Gestão e Espaços Escolares
Autor(es): ELIAS, Nayara Caroline Moraes
MEDICI,Fatima Aparecida
Resumo: O professor não deu chance à aluna de se manifestar, colocando acima de qualquer demanda dos discentes o cumprimento do programa, tendo em vista a prova que seria aplicada. Neste sentido, privilegiou o trabalho com conteúdos de outra ordem, já que os atitudinais dizem respeito à vivência de valores. Em certa medida, preocupado com o programa, esteve desatento ao que ocorria na sala de aula, não percebendo que um bilhete difamatório passou de mão em mão, enquanto os alunos estavam igualmente desatentos. O cumprimento do programa se tornou seu objetivo sem, necessariamente, preocupar-se com a real e significativa aprendizagem dos educandos. O papel de um docente na proposição de conteúdos atitudinais é, no mínimo, o de mostrar coerência entre seu discurso e suas ações. Em seguida, realizar atividades experienciais em que vínculos afetivos possam ser estabelecidos, sem que necessariamente o conteúdo específico de sua disciplina deixe de ser explorado, ou seja, não é perda de tempo “investir” na formação do aluno para a vivência de valores. Caso o professor tivesse parado a atividade que desenvolvia para explorar a situação que ocorreu com Cátia, ajudando a turma a rever a atitude que deixou a aluna constrangida, certamente teria ganhado tempo, pois a atenção da turma poderia ser conquistada em atividades posteriores, com melhores possibilidades de aprendizagem. Uma gestão democrática constitui uma forma, entre outras, de exercer a cidadania no âmbito escolar. A participação dos profissionais da escola e de membros da comunidade no cotidiano e nos processos decisórios é uma forma de realizar esse exercício, pois supõe acolhimento de diferentes pontos de vista, negociação, respeito à vontade da maioria, sem deixar de considerar o que pensa a minoria.
Abstract: The teacher did not give the student a chance to speak out, placing compliance with the program above any demand from the students, given the test that would be administered. In this sense, he privileged work with content of a different order, since attitudinal content concerns the experience of values. To some extent, preoccupied with the program, he was inattentive to what was happening in the classroom, not noticing that a defamatory note was passing from hand to hand, while the students were equally inattentive. Compliance with the program became his objective without necessarily worrying about the real and meaningful learning of students. The role of a teacher in proposing attitudinal content is, at least, to show coherence between his speech and his actions. Then, carry out experiential activities in which affective bonds can be established, without necessarily leaving the specific content of your subject unexplored, that is, it is not a waste of time to “invest” in training the student to experience values. If the teacher had stopped the activity he was developing to explore the situation that occurred with Cátia, helping the class to review the attitude that left the student embarrassed, he would certainly have saved time, as the class's attention could be gained in later activities, with better learning possibilities. Democratic management constitutes one way, among others, of exercising citizenship in the school environment. The participation of school professionals and community members in daily life and in decision-making processes is a way of carrying out this exercise, as it involves welcoming different points of view, negotiation, respect for the will of the majority, without forgetting to consider what the majority thinks. minority.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação
Espaços escolares
Gestão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: Por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino Octávio Bastos
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/6378
Data do documento: 30-Nov-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia 2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
G41- GESTÃO E ESPAÇOS ESCOLARES.pdf140,31 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.