Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/6683
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Inclusão e Libras |
Autor(es): | JOSE, Bianca Garcia Vitor SALA, Patrícia Vasconcellos |
Resumo: | Todos têm o direito de estar e de aprender nas escolas, e todos estudantes têm direito sempre que houver necessidade de alguma diferenciação para garantir participação na aprendizagem. É preciso propormos diferentes estratégias pedagógicas diversificadas e potencialmente adequadas para trabalhar com um grupo desigual, mas ao mesmo tempo diferenciar termos e desafios sempre que necessário para garantir igualdade no processo de escolarização. Trabalhar essa pedagogia inclusiva requer não apenas professores capacitados, mas é preciso planejamento, recursos materiais, trabalho em conjunto entre escola e famílias e uma cultura escolar inclusiva dentro e fora da sala de aula, a transformação se dá a partir de pequenas ações que ocorrem simultaneamente e desencadeiam mudanças na práticas e na organização dos sistemas de ensino, e na cultura educacional. Algumas ações podem contribuir para que as escolas vençam os desafios da inclusão escolar, promover campanhas de inclusão escolar seria uma delas, o esclarecimento e a comunicação efetiva são formas de combater eventuais impactos negativos no processo de inclusão, outra forma é conhecer a necessidade de cada aluno, uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento por exemplo, vai ajudar na principal forma da escola a conhecer as necessidades individuais e proporcionar um trabalho efetivo. |
Abstract: | Everyone has the right to be and learn in schools, and all students have the right to whenever there is a need for some differentiation to ensure participation in learning. We need to propose different, diversified and potentially appropriate pedagogical strategies to work with an unequal group, but at the same time differentiate terms and challenges whenever necessary to ensure equality in the schooling process. Working on this inclusive pedagogy requires not only trained teachers, but also planning, material resources, joint work between schools and families, and an inclusive school culture inside and outside the classroom. Transformation occurs through small actions that occur simultaneously and trigger changes in the practices and organization of education systems, and in educational culture. Some actions can help schools overcome the challenges of school inclusion. Promoting school inclusion campaigns would be one of them. Clarification and effective communication are ways to combat possible negative impacts on the inclusion process. Another way is to understand the needs of each student. A multidisciplinary team for monitoring, for example, will help the school to understand individual needs and provide effective work. |
Palavras-chave: | Pedagogia Educação Aprendizagem Inclusão: Libras |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | Por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/6683 |
Data do documento: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 1º Trimestre 2024 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
G4- INCLUSÃO E LIBRAS.pdf | 82,85 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.