Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/6686
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Inclusão e Libras |
Autor(es): | FRANCISCO, Catia Daniela Fonseca SALA, Patrícia Vasconcellos |
Resumo: | A educação inclusiva faz parte do nosso dia-a-dia, por isso devemos prestar mais atenção em nossos alunos e procurar o meio de ajudá-los a ser inseridos no meio escolar . A formação de professores em Libras é muito importante na inclusão de muitos desses alunos, já que alguns utilizam essas linguagem como L1 , aulas de formação também seriam bem vindas , pois tornaram a convivência muito mais fácil. Ambientes flexíveis também seriam uma boa opção para a inclusão deles , pois alguns alunos que possuem habilidades especiais às vezes precisam do seu espaço para melhor aprendizagem .Devem ser implantados novos conceitos de educação inclusiva em nosso currículo escolar assim como a Declaração de Salamanca (1994) diz ,”Toda criança tem direito fundamental à educação e lhe deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem. Para melhorar essas condições, podemos implantar algumas formas de melhorias na educação escolar. Como , por exemplo, a implantação de uma formação continuada para educadores .Os professores podem através desses novos conhecimentos implementar estratégias de ensino mais inclusivas em sala de aula .Além disso, é importante fornecer materiais didáticos em formato de fácil entendimento a esses alunos ,como versões digitais dos conteúdos e áudios dos livros , para que a aprendizagem seja mais eficaz independentemente da condição física ou intelectual que envolve este aluno. |
Abstract: | Inclusive education is part of our daily lives, so we must pay more attention to our students and find ways to help them be included in the school environment. Training teachers in Libras is very important for the inclusion of many of these students, since some use this language as their L1. Training classes would also be welcome, as they would make coexistence much easier. Flexible environments would also be a good option for their inclusion, since some students with special abilities sometimes need their own space to learn better. New concepts of inclusive education must be implemented in our school curriculum, as the Salamanca Declaration (1994) states, "Every child has a fundamental right to education and should be given the opportunity to achieve and maintain an adequate level of learning. To improve these conditions, we can implement some forms of improvements in school education. For example, the implementation of ongoing training for educators. Through this new knowledge, teachers can implement more inclusive teaching strategies in the classroom. In addition, it is important to provide teaching materials in an easy-to-understand format for these students, such as digital versions of the content and audios of the books, so that learning is more effective regardless of the physical or intellectual condition of this student. |
Palavras-chave: | Pedagogia Educação Aprendizagem Inclusão: Libras |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | Por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/6686 |
Data do documento: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 1º Trimestre 2024 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
G8- INCLUSÃO E LIBRAS.pdf | 482,99 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.