Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/6688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTANA, Damares da Silva Mistura-
dc.creatorSALA, Patrícia Vasconcellos-
dc.date.accessioned2024-09-10T19:18:50Z-
dc.date.available2024-09-10-
dc.date.available2024-09-10T19:18:50Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/handle/prefix/6688-
dc.description.abstractWe know that social inclusion in a regular school environment is extremely important, but the reality experienced by children and adolescents is not like the fairy tales we hear about, where everything seems so simple and happy. The daily lives of these students are much more difficult than they actually seem, where many are invisible to teachers, professors and society, in addition to having to face a lack of funding from the government, state or city hall. Accessibility, for example, is still a worrying issue in Brazil, where many schools do not have access ramps, regular sidewalks and adequately adapted playgrounds. It is also worth mentioning that for students with some type of visual impairment, the presence of an interpreter is essential to translate the films and videos used in the classroom, in addition to appropriate materials such as a Braille typewriter. Each child needs to be observed in a different way, not all are at the same pace, but all have the ability to reach the desired goal, it is enough to have a different look at each student, where each one develops in a different way, and can achieve the same goal.pt_BR
dc.description.resumoSabemos que é de total importância a inclusão social em um ambiente escolar regular, porém a realidade vivenciada por crianças e adolescentes não é como um conto de fadas que escutamos por aí, onde tudo parece ser tão simples e feliz. O cotidiano de tais alunos é bem mais difícil do que realmente parece, onde muitos são invisíveis aos olhos de professores, docentes e sociedade, além de terem que enfrentar a falta de verba seja ela pelo governo, estado ou prefeitura. A acessibilidade, por exemplo, ainda é um fato preocupante no Brasil, onde muitas escolas não têm rampas de acesso, calçadas regulares e playground adaptados adequadamente. Vale ressaltar também aos alunos que têm algum tipo de deficiência visual, onde a presença de um intérprete é indispensável para traduzir os filmes e vídeos utilizados em sala de aula, além dos materiais adequados como máquina de datilografia Braille. Cada criança precisa ser observada de uma maneira diferente, nem todas estão no mesmo ritmo, porém todos têm a capacidade de chegar no objetivo desejado, basta ter um olhar distinto para cada aluno, onde cada um se desenvolve de uma maneira diferente, podendo alcançar o mesmo propósito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca UNIFEOB (biblioteca@unifeob.edu.br) on 2024-09-10T19:18:50Z No. of bitstreams: 1 G10- INCLUSÃO E LIBRAS.docx.pdf: 87849 bytes, checksum: 546673987fbc2d92845b6aca93677fd1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-10T19:18:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 G10- INCLUSÃO E LIBRAS.docx.pdf: 87849 bytes, checksum: 546673987fbc2d92845b6aca93677fd1 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30en
dc.languagePorpt_BR
dc.publisherCentro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEOBpt_BR
dc.relation.ispartofProjeto Integradopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInclusão: Libraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleInclusão e Libraspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia 1º Trimestre 2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
G10- INCLUSÃO E LIBRAS.docx.pdf85,79 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.