Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/6696
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Inclusão e Libras
Autor(es): SILVA, Lidiana Rodrigues da
SALA, Patrícia Vasconcellos
Resumo: A Constituição Brasileira de 1988 assegurou a todos os brasileiros, e as crianças em especial, o direito de acesso e permanência na escola, da Educação Básica ao Ensino Superior. Com o reconhecimento desse direito estava dado o primeiro passo no caminho à inclusão educacional. Desde então, a escola não é mais a mesma, aquele espaço homogeneizador em que se via e se atendia apenas crianças tidas como “normais”, em tese, deveria deixar de existir. Proposta que vem ganhando espaço à medida que o discurso da inclusão e da diversidade foram sendo disseminados, surgindo na sociedade o desejo pela edificação de nova escola: aberta à diversidade e totalmente apta a fazê-la refletir em todas as suas instâncias constitutivas. Desse modo, a inclusão escolar vai além da mera inserção de alunos com deficiência nas redes regulares de ensino, é um processo que também deve levar em consideração a diversidade cultural na qual esses sujeitos estão inseridos e como este, por sua vez, revela-se na escola. No entanto, será que o espaço escolar abre caminhos para incluir todas as diferenças existentes? Para contribuir com a construção de uma educação inclusiva é crucial que se mude o fazer pedagógico, focando-o em uma aprendizagem contextualizada, que potencialize o desenvolvimento dos alunos.
Abstract: The Brazilian Constitution of 1988 guaranteed all Brazilians, and children in particular, the right to access and remain in school, from Basic Education to Higher Education. With the recognition of this right, the first step was taken on the path to educational inclusion. Since then, school has not been the same; that homogenizing space where only children considered “normal” were seen and served should, in theory, cease to exist. This proposal has been gaining ground as the discourse of inclusion and diversity has been disseminated, and a desire has emerged in society for the construction of a new school: open to diversity and fully capable of reflecting it in all its constituent instances. Thus, school inclusion goes beyond the mere insertion of students with disabilities into regular school systems; it is a process that must also take into account the cultural diversity in which these individuals are inserted and how this, in turn, is revealed in school. However, does the school space open up paths to include all existing differences? To contribute to the construction of inclusive education, it is crucial to change pedagogical practices, focusing on contextualized learning that enhances student development.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação
Aprendizagem
Inclusão: Libras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: Por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos
Sigla da Instituição: UNIFEOB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/handle/prefix/6696
Data do documento: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:Pedagogia 1º Trimestre 2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
G19- INCLUSÃO E LIBRAS.docx.pdf87,6 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.