Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/6726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LIMA, Ana Luiza Pereira de | - |
dc.creator | SANTOS, Sérgio Ricardo dos | - |
dc.creator | JACOMINI, Mariângela Leocárdio | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T14:59:03Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16 | - |
dc.date.available | 2024-09-16T14:59:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-30 | - |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/handle/prefix/6726 | - |
dc.description.abstract | The relationship between art, culture and censorship is marked by tensions, reflecting the role of art in questioning and disrupting established cultural norms. According to Jean-Luc Godard, "culture is the rule; art is the exception", indicating that art challenges the status quo and drives culture to evolve. Psychoanalysts Suely Rolnike and Félix Guattari point out that culture tends to separate and standardize semiotic activities, while art unites and questions these divisions, provoking debate and discomfort. The 1988 Federal Constitution guarantees freedom of artistic expression, protecting it from censorship and reinforcing its transformative role. When art is censored, it is not only the work or the artist that suffers, but also society's own capacity to transform and question itself. To minimize these tensions and guarantee artistic freedom, educational actions are essential. It is essential to promote cultural and artistic diversity in school curricula and develop programs that address censorship and freedom of expression, creating a more open, tolerant society that is aware of the importance of artistic freedom. These measures help to reduce the conflict between art, culture and censorship, as guaranteed by the Constitution. | pt_BR |
dc.description.resumo | A relação entre arte, cultura e censura é marcada por tensões, refletindo a função da arte de questionar e desorganizar normas culturais estabelecidas. Segundo Jean-Luc Godard, "a cultura é a regra; a arte é a exceção", indicando que a arte desafia o status quo e impulsiona a cultura a evoluir. Os psicanalistas Suely Rolnike e Félix Guattari destacam que a cultura tende a separar e padronizar atividades semióticas, enquanto a arte une e questiona essas divisões, provocando debates e desconforto. A Constituição Federal de 1988 garante a liberdade de expressão artística, protegendo-a da censura e reforçando seu papel transformador. Quando a arte é censurada, não é apenas a obra ou o artista que sofre, mas a própria capacidade da sociedade de se transformar e questionar. Para minimizar essas tensões e garantir a liberdade artística, ações educativas são essenciais. É fundamental promover a diversidade cultural e artística nos currículos escolares e desenvolver programas que abordem a censura e a liberdade de expressão, criando uma sociedade mais aberta, tolerante e consciente da importância da liberdade artística. Essas medidas ajudam a reduzir o conflito entre arte, cultura e censura, conforme assegurado pela Constituição. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca UNIFEOB (biblioteca@unifeob.edu.br) on 2024-09-16T14:59:03Z No. of bitstreams: 1 G3- EJA e Diversidade.docx.pdf: 115994 bytes, checksum: ced251c7ba32a4d3598170f402f71f2a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-16T14:59:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 G3- EJA e Diversidade.docx.pdf: 115994 bytes, checksum: ced251c7ba32a4d3598170f402f71f2a (MD5) Previous issue date: 2024-06-30 | en |
dc.language | Por | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFEOB | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Projeto Integrado | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Eja e Diversidade | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 2º Trimestre 2024 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
G3- EJA e Diversidade.docx.pdf | 113,28 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.