Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/handle/prefix/6906
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Avaliação e Currículo: Atuando Globalmente |
Autor(es): | MATOS, Ana Carolina Maldonado DIANGELO, Patrícia Cardoso da Silva CARVALHO, Sylvia Merlin de CAMPOS, Thaís Helena de FERREIRA, Ingridy Karoline Nogueira MEDICI, Fátima Aparecida JACOMINI, Mariângela Leocárdio |
Resumo: | As práticas que desenvolvam a conscientização dos estudantes em relação à sustentabilidade, o impacto de nossas escolhas em ambientes coletivos e o nosso papel no equilíbrio do ambiente, são fundamentais no processo educacional e devem estar descritas na Proposta Pedagógica das escolas. Essas práticas devem estar atreladas com o currículo e com a avaliação desenvolvida na escola, através das sequências didáticas existentes nos planos de aula visando desenvolver essas competências, o grupo deverá, após conhecer a escola e o seu espaço físico, elaborar uma proposta de intervenção em algum ambiente da escola, com o objetivo de transformá-lo em um espaço de sintonia com as necessidades da comunidade escolar. Após a elaboração da Proposta, o grupo deverá apresentá-la à comunidade escolar. A Proposta visa envolver as competências estudadas no módulo, promovendo situações que desafiem os estudantes, possibilitando que eles se apropriem de diferentes linguagens e saberes, assegurando a manifestação de seus interesses, desejos e curiosidades e valorizando as produções individuais e coletivas. |
Abstract: | Practices that develop students' awareness of sustainability, the impact of our choices in collective environments, and our role in environmental balance are fundamental to the educational process and must be described in the schools' Pedagogical Proposal. These practices must be linked to the curriculum and assessment developed at the school, through the didactic sequences existing in the lesson plans, aiming to develop these skills. After getting to know the school and its physical space, the group must develop a proposal for intervention in some environment of the school, with the objective of transforming it into a space in tune with the needs of the school community. After preparing the Proposal, the group must present it to the school community. The Proposal aims to involve the skills studied in the module, promoting situations that challenge the students, allowing them to appropriate different languages and knowledge, ensuring the expression of their interests, desires, and curiosities, and valuing individual and collective productions. |
Palavras-chave: | Pedagogia Educação a Distância Avaliação Currículo Atualidade Globalização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | Por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos |
Sigla da Instituição: | UNIFEOB |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/handle/prefix/6906 |
Data do documento: | 30-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia 3º Trimestre 2024 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRUPO 10- AVALIAÇÃO E CURRÍCULO.docx.pdf | 15,04 MB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.