Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/handle/prefix/7175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMÉDICI, Fátima Aparecida-
dc.date.accessioned2025-03-10T17:45:36Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-03-10T17:45:36Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/handle/prefix/7175-
dc.description.abstractThe Mandatory Supervised Curricular Internship aims to provide students completing the Pedagogy Course with the following opportunities: Experience the historical process of inclusive education in Brazil. Identify and characterize the differences between exclusion, segregation, integration, and inclusion of people with disabilities, special abilities, and autism. Identify public education policies aimed at special education from an inclusive perspective. Recognize the main obstacles to the implementation of Inclusive Special Education in Brazil. Identify the general characteristics of physical and intellectual disabilities, deafness, blindness/low vision, and multiple disabilities, in addition to autism and special abilities, without losing focus on the fact that each individual has their own personal specificities in each of them. Evaluate which pedagogical resources are appropriate for the development of students with disabilities, autism, and special abilities, based on the potential and needs of each of them. Critically analyze the planning of educational practices so that the curriculum includes the necessary adjustments to meet the differences. The student must complete the internship in Special Education in public or private schools, preferably where there is some type of specialized service for students with some kind of disability (intellectual, auditory, visual, physical or multiple), Autism Spectrum Disorder (ASD) or high abilities/giftedness. During the internship, the student must complete the 50 hours in the following manner: 10 hours - classroom observation following the script; 25 hours analysis of documents at the school (reports/reports from specialized multidisciplinary teams, pedagogical reports, Individual Service Plan, anamnesis, curricular adaptation, Pedagogical Proposal); 15 hours - preparation and assembly of the internship report, filling out the internship forms.pt_BR
dc.description.resumoO Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório tem como objetivos oportunizar aos alunos concluintes do Curso de Pedagogia: Vivenciar o processo histórico da educação inclusiva no Brasil. Conseguir identificar e caracterizar as diferenças entre exclusão, segregação, integração e inclusão das pessoas com deficiência, altas-habilidades e autismo. Identificar as políticas públicas educacionais voltadas para a educação especial numa perspectiva inclusiva. Reconhecer os principais entraves para a efetivação da Educação Especial Inclusiva no Brasil. Identificar as características gerais da deficiência física, intelectual, surdez, cegueira/baixa visão e múltipla, além do autismo e altas habilidades, sem perder de foco que cada indivíduo possui suas especificidades pessoais em cada uma delas. Avaliar quais os recursos pedagógicos adequados para o desenvolvimento dos alunos com deficiência, autismo e altas habilidades, a partir das potencialidades e necessidades de cada um deles. Analisar, criticamente, o planejamento da prática educativa para que o currículo contemple adequações necessárias para o atendimento das diferenças. O aluno deverá realizar o estágio em Educação Especial em escolas da rede pública ou privada, preferencialmente onde haja algum tipo de atendimento especializado a alunos com alguma deficiência (intelectual, auditiva, visual, física ou múltipla), Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou altas habilidades/superdotação. Durante o estágio o aluno deve cumprir as 50 horas na seguinte conformidade:10 horas - observação em sala de aula seguindo roteiro; 25 horas análise de documentos na escola (laudos/relatórios de equipe multidisciplinar especializada, relatórios pedagógicos, Plano de Atendimento Individual, anamnese, adaptação curricular, Proposta Pedagógica); 15 horas - elaboração e montagem do relatório de estágio, preenchimento das fichas de estágio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca UNIFEOB (biblioteca@unifeob.edu.br) on 2025-03-10T17:45:36Z No. of bitstreams: 1 Pedagogia_RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - EDUCAÇÃO ESPECIAL.pdf: 451842 bytes, checksum: 42cc31c42be1ccf6536270a881dee150 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-10T17:45:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pedagogia_RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - EDUCAÇÃO ESPECIAL.pdf: 451842 bytes, checksum: 42cc31c42be1ccf6536270a881dee150 (MD5) Previous issue date: 2025-03-07en
dc.languagePorpt_BR
dc.publisherCentro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEOBpt_BR
dc.relation.ispartofRelatório de Estágiopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEstágio: relatóriopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleRelatório de Estágio Pedagogia Educação Especialpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia_RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - EDUCAÇÃO ESPECIAL.pdf441,25 kBPDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.